Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Letramento/Alfabetização Científica: Origens, Perspectivas e Desdobramentos na Educação em Ciências (A disciplina será ofertada na semana de 10 a 14 de setembro e 3 encontros ocorrerão nas datas (29/08 - 26/11 - 27/11).

Turma: F

Sala: 402

Data de início: 29/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Origens da noção de alfabetização/letramento científico (A/LC). Perspectivas sobre A/LC. Relações entre visões de A/LC e a construção do currículo de disciplinas de ciências. Interfaces entre A/LC e o papel da linguagem no ensino e na aprendizagem de ciências. Visões de A/LC e a sala de aula.

Programa

- Origens da noção de alfabetização/letramento científico

- Perspectivas sobre alfabetização/letramento científico, no Brasil e internacionalmente. Duas visões como organizadores da discussão acerca destas perspectivas.

- Visões de alfabetização/letramento científico, aspectos de políticas públicas para o ensino de ciências e a construção do currículo de disciplinas de ciências da natureza. Conflitos e disputas. Exemplos de como estas influencias estão presentes em diretrizes e materiais curriculares.

- Interfaces entre alfabetização/letramento científico e o papel da linguagem no ensino e na aprendizagem de ciências: práticas epistêmicas no discurso do ensino de ciências; Produção de texto e leitura de textos científicos; a metáfora de “letramento” do campo da linguagem e as compreensões do letramento científico - Visões de alfabetização/letramento científico e a sala de aula: tensões em torno de noções como ensino por investigação e natureza da ciência; abordando questões sociocientíficas, e valores e normas no ensino de ciências, questões de identidade entre estudantes.

Bibliografia

ABELL, S. K. & LEDERMAN, N.G. Handbook of Research ion Science Education, Londres: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2007

CHASSOT, A. (2003). Alfabetização Científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89-100.

FRASER, B.;TOBIN, K. International Handbook of Science Education.. Hingham, Kluwer Academic Publishers, 1998

FRASER, B;TOBIN, K.; MCROBBIE, C. J. Second International Handbook of Science Education, Springer: New York, 2012.

HODSON, D. Towards Scientific Literacy: A Teacher’s Guide to the History, Philosophy and Sociology of Science. Sense Publishers: Rotterdam, 2008.

LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; ROBERTS, D.A., WICKMAN, P.O; ERICKSON, G.; MACKINNON, A. Exploring the Landscape of Scientific Literacy. Routledge: Nova York, 2011.

MARTINS, I. (2008). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: METÁFORA E PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - Curitiba.

SANTOS, W. L. P. S. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12 (36), 474-550. 

SASSERON, L. H., & CARVALHO, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.