Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Etnografias de práticas de aprendizagem

Turma: A

Data de início: 08/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Eliene Lopes Faria (Promestre) ; José Alfredo Debortoli (Convidado)

Horários

Ementa

Etnografias da aprendizagem nas quais são explorados diferentes aspectos conceituais e metodológicos, em diferentes contextos de práticas relacionadas às técnicas corporais, movimento, rituais, vida cotidiana, infância e lutas sociais.

Programa

I) Etnografias da aprendizagem em diferentes contextos de práticas: uma introdução

II) Aprendizagens e corpo/movimento

III) Aprendizagens nas lutas sociais

IV) Aprendizagens e práticas rituais

V) Aprendizagens e infâncias: na vida cotidiana e no contexto das relações sociais

Bibliografia

GOMES, A. M. R.; FARIA, Eliene L. . Etnografia e aprendizagem na prática: explorando caminhos a partir do futebol no Brasil. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 1213-1228, 2015. 

GOMES, A. M. R.; FARIA, Eliene L. ; BERGO, Renata S. . Aprendizagem na/da etnografia: reflexões conceitual-metodológicas a partir de dois casos bem brasileiros. REVISTA FAEEBA, v. 28, p. 116, 2019.

GOLDMAN, M. Formas do saber e modos do ser: observações sobre multiplicidade e ontologia no Candomblé. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 102-120, 2005.

INGOLD, T. Beyond art and technology: the anthropology of skill. In: SCHIFFER, M. B. Anthropological perspectives on technology. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2001b. p. 17-31.

____________ (ed.). Redrawing Anthropology. Introduction. Ashgate Publishing, Ltd., 2011.

LAVE, J. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

LAVE, J. Learning and everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

RABELO, Miriam Cristina. Aprender a ver no Candomblé. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, p. 229-251, 2015.

RABELO, Miriam Cristina; SANTOS, Rita Maria Brito. Notas sobre o aprendizado no Candomblé. Revista FAEEBA, v. 20, n. 35, p. 187-200, 2011.