Turma: A
Data de início: 08/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Eliene Lopes Faria (Promestre) ; José Alfredo Debortoli (Convidado)
Etnografias da aprendizagem nas quais são explorados diferentes aspectos conceituais e metodológicos, em diferentes contextos de práticas relacionadas às técnicas corporais, movimento, rituais, vida cotidiana, infância e lutas sociais.
I) Etnografias da aprendizagem em diferentes contextos de práticas: uma introdução
II) Aprendizagens e corpo/movimento
III) Aprendizagens nas lutas sociais
IV) Aprendizagens e práticas rituais
V) Aprendizagens e infâncias: na vida cotidiana e no contexto das relações sociais
GOMES, A. M. R.; FARIA, Eliene L. . Etnografia e aprendizagem na prática: explorando caminhos a partir do futebol no Brasil. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 1213-1228, 2015.
GOMES, A. M. R.; FARIA, Eliene L. ; BERGO, Renata S. . Aprendizagem na/da etnografia: reflexões conceitual-metodológicas a partir de dois casos bem brasileiros. REVISTA FAEEBA, v. 28, p. 116, 2019.
GOLDMAN, M. Formas do saber e modos do ser:
observações sobre multiplicidade e ontologia no
Candomblé. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro,
v. 25, n. 2, p. 102-120, 2005.
INGOLD, T. Beyond art and technology: the anthropology of skill. In: SCHIFFER, M. B. Anthropological perspectives on technology. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2001b. p. 17-31.
____________ (ed.). Redrawing Anthropology. Introduction. Ashgate Publishing, Ltd., 2011.
LAVE, J. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: University of Chicago Press, 2011.
LAVE, J. Learning and everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
RABELO, Miriam Cristina. Aprender a ver no Candomblé. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, p. 229-251, 2015.
RABELO, Miriam Cristina; SANTOS, Rita Maria Brito. Notas sobre o aprendizado no Candomblé. Revista FAEEBA, v. 20, n. 35, p. 187-200, 2011.