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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Narrativas e leituras pós-coloniais: diálogos com a educação

Turma: B

Data de início: 04/02/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Paulo Henrique de Queiroz Nogueira

Horários

Ementa

O entre lugar das narrativas pós-coloniais e as imposturas da colonialidade: leituras e agenciamentos. Rupturas com o discurso colonial e suas armadilhas (representações distorcidas, estereótipos, generalizações). Narrativas deslocadoras do subalterno e da pós-escravidão – raça e gênero.

Programa

Conteúdo Programático

Limites epistemológicos e fronteiras enunciativas de vozes e histórias dissidentes no registro colonial.

A origem do outro e o direito à opacidade.

Leituras da colonialidade a partir das narrativas pós-coloniais e seus lugares de enunciação.

Objetivos 

Confrontar e elaborar narrativas acerca dos problemas de pesquisa.

Promover interações mediadas pela literatura de autoria africana e afrodiaspórica.

Metodologia 

Utilizaremos, preferencialmente, as plataformas Microsoft Teams e moodle, mas outras formas de interação poderão ser utilizadas.

As atividades síncronas comporão até 80% da carga-horária da disciplina.

As atividades assíncronas consistirão em um cardápio de atividades a escolha dos/das participantes para integralização da carga-horária. Esse cardápio de ofertas, com atividades remotas variadas, será disponibilizado semanalmente.

A leitura de textos literários de autoria africana e afrodiaspórica comporá a carga-horária de atividades assíncronas.

Metodologia de Avaliação 

A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nas diversas atividades propostas, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. Considerando o princípio “nenhum a menos”, a avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes em suas demandas específicas.

Bibliografia

ACHEBE, Chinua. O mundo se despedaça. São Paulo: Companhia das Letras, 2019

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Meio Sol Amarelo; tradução Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG, 1998. (Capitulos 2 e 3)

CÉSAIRE, Aimé. Diário de um retorno ao país natal. São Paulo: Edusp, 2012.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. [Tradução de Noêmia de Sousa]. Lisboa: Ed. Livraria Sá da Costa Editora, 1977.

EMECHETA, Buchi. Cidadã de segunda classe. Porto Alegre: Dublinense, 2018

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Editora Record, 2006.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo, Editora Ática, 2007

LARSEN, Nella. Claroescuro. Zaragoza: Contraseña, 2011.

MORRISON, Toni. O olho mais azul. Companhia das Letras, 2019.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São

Paulo: Companhia das Letras, 2019. 152 p

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.