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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Perspectivas socioculturais na Pesquisa em Educação Matemática

Turma: M

Data de início: 10/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Esta disciplina tem como objetivo analisar e problematizar algumas perspectivas socioculturais da Educação Matemática, identificando os pontos de encontro e/ou diferenças, reconhecendo-as como campos profissionais e científicos. A partir da leitura de trabalhos de pesquisa e artigos acadêmicos, iremos abordar as seguintes questões: 1) Quais são as características das investigações das pesquisas que se orientam sobre a perspectiva sociocultural na Educação Matemática? 2) Quais são as diferenças e semelhanças teórico-metodológicas entre esses modos de se praticar a pesquisa na Educação Matemática? 3) Quais têm sido, nos últimos anos, as principais contribuições das pesquisas que trabalham nas perspectivas socioculturais? 4) É possível identificar as várias formas pelas quais essa linha de pesquisa vem se desenvolvendo? Quais? 5) Quais pontos de encontro e/ou diferenças podem ser demarcados entre essas perspectivas no que diz respeito aos aspectos teórico-metodológico e epistemológico?

Programa

a) Dimensões sociais, históricas e culturais do ensino e da aprendizagem de matemática em diferentes contextos. b) Política e educação matemática. c) Abordagens metodológicas da pesquisa em educação matemática: ética, sujeitos e abordagens contra-hegemônicas. d) Educação matemática crítica. e) Etnomatemática: tradição, modernidade e interfaces com educação escolar em diferentes contextos culturais. f) Filosofia na e da educação matemática.

Adaptações durante a Pandemia de Covid-19

Em decorrência das medidas de distanciamento e isolamento social, a disciplina que é ministrada em formato de leitura e discussão de trabalhos de pesquisa e artigos acadêmicos, será ofertada online com ações assíncronas e síncronas. Nos momentos assíncronos, os estudantes devem preparar as leituras e buscas sobre a temática listadas acima. Nos momentos síncronos, os estudantes participarão de discussões sobre a literatura indicada e apresentarão seminários, totalizando 07 seminários. Para os encontros síncronos indicamos a plataforma Microsoft Teams para o desenvolvimento e acompanhamento da disciplina. Mas, poderá haver mudança de plataforma, dependendo da estabilidade da mesma e dos recursos disponíveis para uma melhor interação como os estudantes. A Plataforma Moodle será o espaço para registro de todos encontros e inclusão de bibliografia de estudo.

São previstos 09 encontros de atividades síncronas de três horas de duração: 10/12/2020; 17/12/2020; 07/01/2021; 21/01/2021; 04/02/2021; 25/02/2021; 04/03/2021; 18/03/2021; 25/03/2021. Total: 27 horas

O restante, 33 horas serão cumpridas com atividades assíncronas.

Bibliografia

D'AMBROSIO, Beatriz S.; LOPES, Celi E. (Orgs.) Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as misérias da "ciência": Colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistémica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revistado. Porto: Edições Afrontamento, 2003, p. 667- 710.

SANTANA, Maria Silvia Rosa; MELLO, Suely. Mathematics education in a cultural-historical perspective: elements for a new school culture. RIPEM, v. 6, n. 2, 2016, p. 172-186.

SOUSA, Luciana Pereira; TOMAZ, Vanessa Sena. Tensionamentos revelados no trabalho de professoras da Educação Básica orientado pelas políticas educacionais neoliberais. Práxis Educativa. v. 15, 2020. p. e201534. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>

TAMAYO, Carolina; MONTEIRO, Alexandrina; MENDES, Jackeline. Caminhos investigativos nas relações entre Educação (matemática), Linguagem e Práticas Culturais. Em Ensino Em Re-Vista. v.25, n.3, 2018, p. 588-608.

VALERO, Paola. La Educación Matemática como una red de prácticas sociales. En VALERO, Paola; SKOVMOSE, Ole (Orgs.) Educación Matemática Crítica. Una visión sociopolítica del aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Bogotá: Universidad de los Andes, 2012, p. 299-326.

VIANNA, Eduardo; STETSENKI, Anna. Connecting Learning and Identity Development through a Transformative Activist Stance: Application in Adolescent Development in a Child Welfare Program. Human Development. v. 54, 2011, p.313-338.

VILELA, Denise; MENDES, Jackeline. A linguagem como eixo da pesquisa em educação matemática: contribuições da filosofia e dos estudos do discurso. Zetetike, v. 19, n.2, 2012, p. 7-25.