Turma: E
Data de início: 01/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina trata sobre as desigualdades educacionais a partir das noções de justiça e equidade, tratando das desigualdades de acesso aos vários níveis de ensino, da qualidade da oferta educacional, de resultados educacionais e os efeitos da educação no mercado de trabalho. Serão debatidas pesquisas que, além de definirem os conceitos de desigualdades, estratificação, equidade e justiça, discutem o contexto brasileiro a partir de dados empíricos. A reflexão em cada uma das unidades busca discutir as desigualdades a partir de diversos marcadores sociais, sobretudo, de classe, gênero e raça. Por fim, a partir de um ciclo de debates, a reflexão se voltará para os desafios de enfrentamento das desigualdades no contexto da pandemia de Covid-19.
1. Concepções de desigualdades, equidade e justiça em educação
1.1. John Rawls e a sua influência na concepção de justiça e equidade em educação
1.2. O que é e como pode uma escola ser justa?
1.3. Estrutura da estratificação social e desigualdades
2. Desigualdades de oportunidades em educação
2.1. Acesso desigual ao sistema escolar
2.2. Acesso desigual aos recursos escolares
3. Desigualdades de aquisição e resultados
3.1. Desigualdades de desempenho escolar
3.2. Uma escola pode ter excelência e equidade?
4. Desigualdades de realização
4.1. Educação e mobilidade social
4.2. Efeitos das desigualdades educacionais nas desigualdades sociais
5. Desafios de promover equidade e justiça em tempos de pandemia
Ciclo de debates.
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ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, v. 4, n. 7, p. 49–82, 1 jul. 2016. Disponível em: <http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/181/84>. Acesso em: 10 dez. 2018.
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