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Logotipo do programa

FAE992 - Atividades Orientadas de Pesquisa II : Infância e Educação Infantil

Turma: E

Data de início: 04/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação ou tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e III. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT. Instrumentos de pesquisa, estratégias de amostragem, produção de material empírico e/ ou documentação de processos de intervenção, de análise e interpretação do material empírico articulado com a disciplina de Metodologia de Pesquisa. Primeira versão completa do projeto de mestrado ou doutorado a ser incluída na intranet do programa com indicação de parecerista.

Programa

Programa:

Discussão dos aspectos citados na ementa de modo articulado aos objetos de pesquisa dos estudantes. O detalhamento do conteúdo de cada encontro será definido com o grupo conforme o cronograma de apresentação dos projetos.

Plataforma e forma de acesso

Os encontros serão realizados pela Plataforma Teams sendo o acesso feito por meio de link enviado pelo professor

Cronograma das atividades síncronas:

02.12.2020 – 14:30 às 16:00

15.12.2020 – 14:30 às 16:00

12.01.2021 – 14:30 às 16:00

26.01.2021 – 14:30 às 16:00

09.02.2021 – 14:30 às 16:00

10-03-2021– 14:30 às 16:00

Metodologia de ensino 

Em virtude da pandemia da Covid-19, a partir de agosto, as aulas serão realizadas virtualmente, por meio de atividades síncronas e assíncronas, privilegiando-se as plataformas RNP e o Moodle. Como atividade síncrona serão realizados encontros pela plataforma RNP sendo que em cada encontro será realizada a reflexão sobre um tema ou metodologia de pesquisa com crianças e/ou infância(s). O tempo dos encontros será dividido entre a exposição de um dos estudantes da turma sobre seu projeto de pesquisa e a reflexão coletiva do mesmo de modo articulado ao(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia. As atividades assíncronas envolverão a leitura de textos, organização da apresentação do projeto de pesquisa e estudo de materiais complementares como vídeos, debates, seminários.

Metodologia de avaliação 

A avaliação da disciplina envolverá a participação nas atividades síncronas e assíncronas, a apresentação do projeto de pesquisa para o grupo e uma autoavaliação de forma articulada à metodologia de ensino remoto emergencial da disciplina.

Os pontos serão distribuídos do seguinte modo:

Participação: 40 pontos (os estudantes que não puderem acompanhar alguma das atividades síncronas poderão fazer um fichamento do(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia).

Reformulação e apresentação do projeto de pesquisa: 40 pontos.

Autoavaliação: 20 pontos.

Bibliografia

ROSENBERG, Fúlvia, & Mariano, Carmem Lúcia Sussel. (2010). A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, 2010, vol.40, n.141, pp. 693-728. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003

COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: Um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas - Revista de Ciências Sociais, 2013, vol.13, n.2, pp. 221-244. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478

FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 2016, vol.21, n.66, pp.759-779. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216639