Turma: U
Data de início: 01/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 40
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência no Ensino Fundamental e Médio. Natureza do conhecimento no ensino formal. Processos de exclusões e perspectivas de inclusão das diversidades na sala de aula. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino (tradicionais e contemporâneas) e Modelos de Avaliação.
Ferramentas de Apoio ao Ensino Emergencial Remoto
Sistema de gerenciamento de aprendizagem (Moodle)
Uso de Sala Virtual
Plataforma de Acesso: Microsoft Teams (Office 365)
Guia: https://www.ufmg.br/dti/office-365-educacao
Recurso de gravação de aulas síncronas
Forma de Acesso: Cadastro prévio dos estudantes
Conteúdo
1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
2. A Didática e a construção da identidade profissional docente no Ensino Superior
3. A Relação dialética entre teoria e prática
4. A Didática e suas relações com o campo de estudos sobre currículo
5. Instrumentos de Avaliação na Educação Superior
6. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem
7. Tecnologias Digitais e Redes Sociais
8. Planejamento de Ensino
Metodologia de Ensino
O curso será retomado por meio do Ensino Remoto Emergencial, pretende-se nesse período realizar as seguintes atividades: atividades síncronas e assíncronas, dinâmica de grupo, análises de experiências didáticas, estudo de caso, trabalhos individuais e em grupos. Com esta proposta metodológica pretende-se estimular o estudante a refletir sobre a prática docente na Educação Superior, assim como a se posicionar diante de questões emergentes do campo da docência. Nessa perspectiva a proposta é que as aulas incentivem a postura reflexiva, estimulem o desenvolvimento das capacidades e promovam a interação entre estudante, professora e conhecimento.
ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002. (Arquivo disponível no moodle)
CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 149-160. (Arquivo disponível no moodle)
CASTANHO, Maria Eugênia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, Maria E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 75-89. (Arquivo disponível no moodle)
DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Arquivo disponível no moodle)
GOMES, Suzana dos Santos.; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. Belo Horizonte, M.G: Fino Traço, 2015. (Arquivo disponível no moodle)
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003. (Arquivo disponível no moodle)
PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2004. (Arquivo disponível no moodle).
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lucia M. G de e FONSECA, Marilia. A aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 161-191. (Arquivo disponível no moodle)