Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Educação e Ciências

Turma: C

Data de início: 02/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 3

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Alexandre Fagundes Faria

Horários

Ementa

Caracterização do Contexto Educacional e do Escopo dos projetos de pesquisa em elaboração pelos estudantes matriculados na disciplina. Delimitação do Contexto Acadêmico de cada pesquisa, tanto em relação aos eventos, quanto em relação aos periódicos da área de pesquisa em educação e ciências. Fundamentação teórico-metodológica com base em autores, conceitos e estratégias metodológicas de referência. Especificação de Problema de Pesquisa; Objeto de Investigação; Objetivo; Pressupostos Teóricos; Hipóteses de Trabalho; e das Estratégias de coleta e de análise de dados; dos projetos dos estudantes de doutorado e da sua potencial contribuição para o campo das pesquisas em Ensino de Ciências.

Programa

•    Contexto Educacional de Pesquisas Empíricas
•    Escopo de Ensaios e Levantamentos de Estado da Arte
•    Eventos Nacionais e Internacionais da área de pesquisa educação e ciências
•    Periódicos Nacionais e Internacionais da área de pesquisa educação e ciências
•    Autores e Conceitos de Referência da área de pesquisa educação e ciências
•    Estratégicas Metodológicas de Referência para Coleta e para Análise de Dados

Bibliografia

Bibliografia
referências com acesso gratuito online
ABRAPEC, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, http://abrapecnet.org.br.
AERA, 2006. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 35, No. 6, pp. 33–40. https://www.aera.net/Portals/38/docs/12ERv35n6_Standard4Report%20.pdf
AERA, 2009. Standards for Reporting on Humanities-Oriented Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 38, No. 6, pp. 481–486. https://www.aera.net/Portals/38/docs/481-486_09EDR09.pdf
BRASIL, CAPES, Portal de Periódicos. MinhaUFMG>Serviços> Acesso ao Portal CAPES  ou https://www.periodicos.capes.gov.br