Turma: F
Data de início: 08/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Abordar a Educação na contemporaneidade com ênfase nas questões da Sociologia da Experiência e na Sociologia da Experiência Social como suportes teóricos a serem aplicadas em pesquisas de campo
1) Definição de conceitos fundamentais que sustentam não só o conteúdo da disciplina e apresentação da base bibliográfica
2) Breve histórico sobre a noção de indivíduo contemporâneo. A especificidade que a noção adquiriu no atual contexto histórico (Louis Dumont, Norbert Elias e Georg Simmel)
3) Diferentes abordagens que analisam as mutações societárias que induzem ao fortalecimento da idéia de indivíduo no centro da análise social (Bernard Lahire)
4) Segunda Modernidade e a Construção do Indivíduo enquanto agentes da ação (Anthony GIDDENS).
5) Modernidade Líquida e emergência do indivíduo fragmentado (Z. BAUMAN)
6) O indivíduo na sociedade do hiperconsumo (Gille Lipovetsky) e suas relações com o mercado das trocas afetivas (DE SINGLY)
7) O indivíduo e a lógica da ação (François DUBET)
8) Gramáticas do Indivíduo (DANILO MARTUCELLI):Introdução à sociologia do indivíduo
9) Gramáticas do Indivíduo: Suporte (DANILO MARTUCELLI)
10) Gramáticas do Indivíduo: Papel Social (DANILO MARTUCELLI)
11) Gramáticas do Indivíduo: Respeito (DANILO MARTUCELLI)
12) Gramáticas do Indivíduo: Identidade (DANILO MARTUCELLI)
13) Gramáticas do Indivíduo: subjetividade (DANILO MARTUCELLI)
Baumann, Zigmunt. Amor Liquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos, Rio de janeiro, Zahar, 2004
DUBET, François. Sociologia dela Experiencia, Montalban: Editora Computense, 2010
LAHIR, Bernard. O Homem Plural - os determinantes da ação, Petrópolis: Vozes, 2002
Martuccelli, Danilo. Gramáticas do Indivíduo, Buenos Aires: Luosada , 2002