Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Psicologia Escolar e Educacional no Brasil – história e inovações

Turma: H

Data de início: 02/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Érika Lourenço, Deborah Rosaria Barbosa

Horários

Ementa

Psicologia Escolar e Educacional no Brasil: origens, desenvolvimento, tendências e inovações na história e na atualidade.

Programa

A disciplina será oferecida por Plataforma digital, na modalidade Ensino Remoto Emergencial. As aulas serão síncronas e terão duração de duas horas. Atividades assíncronas também serão indicadas, conforme cronograma abaixo.

Aula 1: 02/12/2020 - Proposta e Programa da disciplina 

UNIDADE 1 - Saberes psicológicos no Brasil em obras educacionais - Profa. Raquel Martins de Assis

Aula 2: 09/12/2020 - Alexandre de Gusmão S.J.  A arte de criar bem os filhos na idade da puerícia: conselhos aos pais; Araújo, V. F. Sobre a concepção de infância do Padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Publication UEPG. Ciências sociais aplicadas. 16 (1). 2008. Massimi, M. Escravidão de corpo e alma em sermões brasileiros do século XVI ao XVIII. Estudos Avançados. 33. p. 193 – 210, 2019);  “Nova escola para aprender a ler, escrever e contar” (1722) de Manoel Andrade Figueiredo: a boa doutrina emenda a má educação. 

Aula 3: 16.12.2020 - Pallares-Burke, M.L. Educação das massas: uma “sombra” no século das luzes. Em: Vidal, D.; Hilsdorf, M.L.S Brasil 500 anos. Tópicas em História da Educação. 2001.  Lima-Pereira, R. O papel do espelho de príncipes na educação dos soberanos portugueses: o caso do rei Dom Sebastião de Avis. História Antiga e Medieval. Conflitos sociais, guerras e relações de gênero: representações e violência. 7, UEMA, 2019. 

UNIDADE 2 - Psicologia no século XIX em outros campos de conhecimento (medicina, criminologia, saúde mental)- 1800-1900 - 

Aula 4: “Investigações de Psicologia” (1854) de Eduardo Ferreira França: uma proposta de Psicologia na Bahia. 

Atividade Assíncrona: Fome, fartura e experiências comunitárias na sociedade brasileira. Evento on-line produzido pelo Grupo História, memória e pertencimento/IEA USP. Vídeo disponível no site IEA/USP. 

UNIDADE  3: A Psicologia científica no Brasil: pioneiros e profissionais

Aula 5 - (13/01/21) Psicologia científica na educação (Escola Nova) - Manuel Bomfim, Lourenço Filho, Helena Antipoff;

Aula 6 - (20/01/21) Psicanálise e educação - Arthur Ramos sobre a criança-problema. 

Aula 7 - (27/01/21) Divulgação da psicologia através de periódicos na área educacional- o caso da Revista do Ensino .

Aula 8 - (3.2.21) A Psicologia Educacional e a Psicologia do Escolar - contribuições e inovações (1962-1981)- Carolina Bori , Samuel Pfromm Neto, Geraldina Witter, Arrigo Angelini (com Deborah Barbosa)

Aula 9 - (10.2.21) O período da crítica aos efeitos sociais da Psicologia Escolar e Educacional (1981-1990) - Raquel Guzzo , Maria Helena Patto, Regina Helena Campos, Agnela Giusta

Aula 10 - (17.2.21) Reconstrução da Psicologia Escolar e Educacional - enfoque da Psicologia Social - 1990-2000 - Mitsuko Antunes, Marilene Proença, entre outros

Aula 11 - (24.2.21) A virada do século: novos rumos? Inovações na Psicologia Escolar e Educacional contemporânea.

Março de 2021 - os alunos são convidados a participar de conferências e demais atividades do 38º Encontro Anual Helena Antipoff, em especial o Colóquio Internacional Jean Piaget no Brasil e América Latina.

AVALIAÇÕES 

1. Trabalho escrito. sobre um dos autores estudados.

2. Resenha crítica de 1 artigo de livre escolha nos periódicos indicados (Memorandum, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Ciência e Profissão, Seção Clio-Psyché no periódico Estudos e Pesquisas em Psicologia, entre outros).

Bibliografia

ABRÃO. J. L. F. (2008) A introdução das ideias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum. 14. 

ABRÃO, J. L. F. (2020) Os primórdios da psiquiatria e seus reflexos no Brasil. Memorandum. 37. 

ANTUNES, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475. 

ARAÚJO,  V. F.  (2008) A concepção de infância do Padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Publication UEPG. Ciências sociais aplicadas. 16 (1). 

ASSIS, R.M. (2014) Egocentrismo, pensamento inteligente e vida social: a divulgação das ideias de Jean Piaget na década de 1930 no Brasil. Memorandum. 27, p. 143-160. 

AZZI, Roberta G.; GIANFALDONI, Mônica H.T.A. (Orgs.) (2011) Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo (Série ABEP Formação, vol. 1).  

DROUX, J.; HOFSTETTER, R. (Eds.). 2015. Globalisation des mondes de l’éducation. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.

DROUX, J.; HOFSTETTER, R. (Eds.). 2017. Border crossing in Education – Hstorical perspectives on transnational connections and circulations. Londres: Routledge.

CAMPOS, Regina H.F. (2003) “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em: VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.

CAMPOS, Regina H.F. (2010) Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206

CAMPOS, Regina H.F.; GOUVEA, Maria Cristina S.; GUIMARÃES, Paula C.D. (2014) A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma história. Revista Brasileira de História da Educação 14: 215-242.

CAMPOS, Regina H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista 34: 83-101.

CAMPOS, Regina H.F.; LOURENÇO, Erika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 6 : 15-34.

CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (2019) Formação de Professores para a Educação Especial - Propostas de Helena Antipoff e seus Colaboradores na Fazenda do Rosário nos Anos de 1960. Revista Brasileira de Educação Especial 25(2): 337-354.

CASTRO, A. C.; FACCHINETTI, C.; PORTUGAL, F. (2018) Técnicas, saberes e práticas psicológicas na primeira república (1889-1930). Psicologia em estudo. 23.

GIUSTA, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. rev., 29(1): 20-36.  

GUSMÃO, Alexandre de, S.J. A arte de criar bem os filhos na idade da puerícia: conselhos aos pais.  

GUTIERREZ, L.; Besse, L.; Prost, A. (Eds.). 2012. Réformer l’école – L’apport de l’éducation nouvelle. Grenoble: Presses Univ. de Grenoble.  

HOFSTETTER, Rita (2010) Genève: creuset des sciences de l’éducation (fin du XIXe siècle- première moitié du XXe siècle). Genève: Droz.

HOFSTETTER, Rita. (2017) Matrizes do internacionalismo educativo e sua primeira institucionalização em escala global: o exemplo do Bureau Internacional de Educação no entre-guerras. In: História da Educação, matrizes interpretativas e internacionalização. Vitória, ES: EDUFES, p. 47-97.

HOFSTETTER, Rita & SCHNEuWLY, Bernard (2006) Introduction: Progressive Education and Educational Sciences. The tumultuous relations of an indissociable and irreconcilable couple. (Late 19th-mid 20th century). In: HOFSTETTER, R. & SCHNEWULY, B. (2006) Passion, fusion, tension: New Education and Educational Sciences. End 19th-middle 20th century. Bern: Peter Lang, p. 1-15.

HOFFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. (Eds.) (2006) Passion, fusion, tension – New Education and Educational Sciences – End 19th – Middle 20th century. Bern: Peter Lang.

JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur A. L. e Portugal, Francisco T. (2013) História da Psicologia – Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora. (2ª. Ed. revista e ampliada)

LOUREIRO, Clarice M.B.; ASSIS, Raquel M. (2018) Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos 22(4): 259-267.

LOURENÇO FILHO, Manuel B. (2002) Introdução ao Estudo da Escola Nova. Rio de Janeiro: EDUERJ/Conselho Federal de Psicologia. 14ª ed.  

MASSIMI, M. (1990) História da Psicologia Brasileira - Da época colonial até 1934. SP: E.P.U., 1990. 

MASSIMI, Marina (2019)  Escravidão de corpo e alma em sermões brasileiros do século XVI ao XVIII. Estudos Avançados. 33. p. 193 – 210, 2019.

“Nova escola para aprender a ler, escrever e contar” (1722) de Manoel Andrade Figueiredo: a boa doutrina emenda a má educação. 

PICKREN, W. & RUTHERFORD, A. (2010) A history of Psychology in context. Hoboken, NJ: Wiley. 

ROCHA, N. M. D.; Tranquilli, A. G.; Lepikson, B. B. (2004) A Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX: a preocupação com aspectos de saúde mental. Gazeta Médica Bahia. 74 (2). p. 103 -126.