Turma: B
Data de início: 15/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A dimensão histórica da alfabetização. Alfabetização e escolarização: passado e presente. Uma história dos métodos e materiais. A construção teórico-metodológica da alfabetização na perspectiva do letramento. Os paradigmas de alfabetização: a construção do campo de estudo.
- História da alfabetização: ferramentas e métodos de investigação;
- Alfabetização: história, sociedade e escola;
- A construção da perspectiva da alfabetização e do letramento no campo do ensino da língua escrita;
- Paradigmas de alfabetização no campo de estudos sobre aprendizagem da língua escrita.
CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino de leitura. Que balanço? IN: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.
COOK-GUMPERZ, J. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? IN:COOK-GUMPERZ, Jenny (org.). A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. P. 27 a 57.
FERREIRO, Emilia (org.) Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. História da alfabetização e da cultura escrita: discutindo uma trajetória de pesquisa. IN: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. O campo da história da alfabetização e sua relação com as fontes. IN: SANTOS, Sonia Maria, ROCHA, Juliano Guerra. História da Alfabetização e suas fontes. Uberlândia. EDUFU, 2018.
SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/&sa=U&ei=F0-WU_OPOoivPK78gBg&ved=0CDEQFjAF&usg=AFQjCNH1FnkSbp6dZ_ZXp35z9zDVrmSYQw
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.