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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Educação na ditadura civil-militar brasileira pós 1964

Turma: N

Data de início: 08/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Katya Braghini, Kazumi Munakata, Maria do Carmo Martins

Horários

Ementa

Análise conceitual sobre o período: ditadura civil-militar, hegemonia, cultura, educação. Análise da educação como fenômeno social no período da ditadura civil-militar brasileira. A educação e a transformação da cultura. O Estado e a tutela da educação. A definição curricular e a lógica econômica. Educação como parte da luta cultural.

Programa

1. Conceitos chave: ditadura, educação, cultura, hegemonia

2. A ditadura como parte de uma tradição autoritária: cultura política, luta cultural e tradição seletiva

3. O Brasil no xadrez da Guerra Fria. O lugar da cultura e da educação

4. Educação e a DSN: currículo e desenvolvimento

5. A educação e os seus sujeitos em tempos de exceção: a juventude, os movimentos sociais e as associações de classe

6. Marcos legislativos, práticas e movimentos: jogos entre o Estado autoritário educador e a sociedade civil

7. A educação muito além da escola

Bibliografia

BRAGHINI, Katya. Juventude e pensamento conservador no Brasil. São Paulo: EDUC : FAPESP, 2015.

GONÇALVES, Nadia: RANZI, Serlei (orgs). Educação na ditadura civil-militar: políticas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora UFPR, 2012.

BORNATTO, Suzete; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (orgs.). Dossiê Educação e ditaduras na Ibero-América. Educar em Revista., Curitiba, n. 51, jan.-mar/2014 (disponível on line)

NAPOLITANO, Marcos. Recordar é vencer. As dinâmicas e vicissitudes da  construção da memória social do regime militar brasileiro. Antíteses, 8 / 

15, p.9-44, 2015. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/23617 /17356 

PATTO SÁ MOTTA, Rodrigo. Modernizando a repressão: a Usaid e a polícia brasileira. Rev. Bras. Hist., São Paulo , v. 30, n. 59, p. 237-266, June 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882010000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 15 Sept. 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-01882010000100012.

PATTO SÁ MOTTA, R. Cultura política e ditadura: um debate teórico e historiográfico. Revista Tempo e Argumento, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 109 - 137, 2018. DOI: 10.5965/2175180310232018109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310232018109. Acesso em: 15 set. 2020.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Educação Física escolar e ditadura civil-militar no Brasil (1968-1984) : entre a adesão e a resistência e Outros Estudos. Curitiba: Editora UFPR, 2017.