Turma: A
Sala: 309
Data de início: 29/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Conceitos básicos da teoria da atividade como meios para analisar a transformação de atividades de trabalho na sociedade, aplicada à Educação. Estudos de aprendizagem expansiva: fundamentos, descobertas e futuros desafios.
O conceito de atividade na psicológica soviética.
A teoria da atividade na pesquisa de trabalho desenvolvimental na educação.
Etnografia desenvolvimental. Fundamentos da aprendizagem expansiva, descobertas e desafios futuros.
Ciclos expansivos de ações de aprendizagem.
DAVID, Maria Manuela; TOMAZ, Vanessa Sena. Aprendizagens expansivas reveladas pela pesquisa sobre a atividade matemática na sala de Aula Bolema. Rio Claro (SP), v. 53, p. 1287-1308, dez., 2015.
ENGESTRÖM, Yrjö. Non scolae sed vitae discimus: toward overcoming the encapsulation of school learning. Learning and instruction, v. 1, n. 3, p. 243-259, 1991.
ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki, Finland: Orienta-Konsultit, 2a ed. 2015
ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. LIBERALI, Fernanda. Trad. Campinas, SP: Editora Pontes, 2016.
TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela. How students’ everyday situations modify classroom mathematical activity: the case of water consumption. Journal for Research in Mathematics Education. v.46. n.4. p. 455-496, 2015.
Sannino, Annalisa (2015). The principle of double stimulation: A path to volitional action. Learning, Culture and Social Interaction, 6, 1–15.
Sannino, Annalisa, & Laitinen, Anne. (2015) Double stimulation in the waiting experiment: Testing a Vygotskian model of the emergence of volitional action. Learning, Culture and Social Interaction, 4, 4–18.
Engeström, Yrjö., Sannino, Annalisa, & Virkkunen, Jakko. (2014). On the methodological demands of formative interventions. Mind, Culture, and Activity, 21(2), 118-128.
Engeström, Yrjö. (2000). From individual action to collective activity and back: developmental work research as an interventionist methodology. In P. Luff, J. Hindmarsh & C. Heath (Eds.), Workplace studies. Cambridge: Cambridge University Press (p. 150-168).