Turma: G
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Ana Maria Saraiva, Josiane Pereira Torres
Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.
Programa
1. Apresentação projeto de pesquisa
a) Cada seminário constará da apresentação de um projeto previamente indicado (conforme cronograma) e apresentação de parecer elaborado por um aluno selecionado para esta tarefa - aula síncrona;
b) comentários e sugestões de todos os outros participantes do seminário.
c) Uma versão atualizada do projeto apresentado para ingresso no curso deverá ser encaminhada por e-mail pelo autor, para todos os participantes do Seminário, com, no mínimo DEZ DIAS de antecedência da apresentação, de acordo com o cronograma indicado;
d) A leitura dos projetos pelos participantes dos Seminários (atividade assíncrona);
e) Exposição do projeto pelo/a aluno/a e pelo parecerista. Os demais participantes do Seminário, incluindo as coordenadoras, terão o restante do tempo para sugestões e comentários. (atividade síncrona)
f) O parecerista e demais participantes deverão enviar versão da análise efetuada (atividade assíncrona).
g) Uma versão atualizada do projeto deverá ser entregue como trabalho final da disciplina.
2. Oficina de metodologia:
ABREU, Haroldo. A trajetória e o significado das políticas públicas: um desafio democrático. Proposta/FASE, n.59, dez, p. 5-21,
1993
CARLOS, Pires. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. In. Escola a
tempo inteiro (cap.2). De Facto Editores, Santo Tirso, Portugal, 2014.
CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p.
1023-1040, out.-dez., 2015.
GAPI/UNICAMP. Metodologia de análise de políticas públicas. 2002. http://www.oei.es/salactsi/rdagnino1.htm#1a
GIOVANNI, Geraldo di. As estruturas elementares de políticas públicas. Caderno de Pesquisa n. 82. NEPP/Unicamp. 2009.
MAINARDES, Jefferson; Ferreira, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico
metodológicos.In: BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo,
Cortez Editora, 2011.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos (UNIVALI), v. 9, p.
4-16, 2009.
MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida; PIOVANI, Juan Ignácio. El diseño de la investigación. In: Metodología de las Ciencias
Sociales. Buenos Aires, Cengage Learning Argentina, 2010.
RUA, Marisa das Graças. Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos. Washington, Indes/BID, 1997, mimeo.
http://www.ufba.br/~paulopen/AnalisedePoliticasPublicas.doc
SILVA, Pedro Luís B. e MELO, Marcus André B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil. Caderno de
Pesquisa n. 48. NEPP/Unicamp. 2000.
SOUZA, Celina Souza. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, ano 8, n. 16, jul/dez 2006. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf
TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa (Impresso), v.
10, p. 153-178, 2015.