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FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Políticas Públicas de Educação

Turma: G

Data de início: 19/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Ana Maria Saraiva, Josiane Pereira Torres

Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.

Programa

Programa

1. Apresentação projeto de pesquisa

a) Cada seminário constará da apresentação de um projeto previamente indicado (conforme cronograma) e apresentação de parecer elaborado por um aluno selecionado para esta tarefa - aula síncrona;

b) comentários e sugestões de todos os outros participantes do seminário.

c) Uma versão atualizada do projeto apresentado para ingresso no curso deverá ser encaminhada por e-mail pelo autor, para todos os participantes do Seminário, com, no mínimo DEZ DIAS de antecedência da apresentação, de acordo com o cronograma indicado;

d) A leitura dos projetos pelos participantes dos Seminários (atividade assíncrona);

e) Exposição do projeto pelo/a aluno/a e pelo parecerista. Os demais participantes do Seminário, incluindo as coordenadoras, terão o restante do tempo para sugestões e comentários. (atividade síncrona)

f) O parecerista e demais participantes deverão enviar versão da análise efetuada (atividade assíncrona).

g) Uma versão atualizada do projeto deverá ser entregue como trabalho final da disciplina.

2. Oficina de metodologia:

Bibliografia

ABREU, Haroldo. A trajetória e o significado das políticas públicas: um desafio democrático. Proposta/FASE, n.59, dez, p. 5-21,

1993

CARLOS, Pires. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. In. Escola a

tempo inteiro (cap.2). De Facto Editores, Santo Tirso, Portugal, 2014.

CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p.

1023-1040, out.-dez., 2015.

GAPI/UNICAMP. Metodologia de análise de políticas públicas. 2002. http://www.oei.es/salactsi/rdagnino1.htm#1a

GIOVANNI, Geraldo di. As estruturas elementares de políticas públicas. Caderno de Pesquisa n. 82. NEPP/Unicamp. 2009.

MAINARDES, Jefferson; Ferreira, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico

metodológicos.In: BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo,

Cortez Editora, 2011.

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos (UNIVALI), v. 9, p.

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MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida; PIOVANI, Juan Ignácio. El diseño de la investigación. In: Metodología de las Ciencias

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RUA, Marisa das Graças. Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos. Washington, Indes/BID, 1997, mimeo.

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SILVA, Pedro Luís B. e MELO, Marcus André B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil. Caderno de

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SOUZA, Celina Souza. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, ano 8, n. 16, jul/dez 2006. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf

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