Turma: N
Data de início: 20/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina apresenta e discute o léxico e o quadro teórico-metodológico da obra de Bruno Latour e da teoria ator-rede. A partir da topologia da rede, analisa os processos e as relações de produção e circulação do conhecimento, o fenômeno da cognição e as mediações. Especial atenção será dada às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Investigando a consequência da Teoria Ator-Rede de que métodos não somente descrevem a realidade, mas que são performativos, criando a própria realidade, analisa os conceitos de “ontologias políticas” e “realidades colaterais” e estende um olhar crítico sobre a natureza das relações entre conhecimento, autoridade, poder, reconhecimento, objetividade e verdade. A partir deste quadro teórico-metodológico extrai-se consequências para o campo da pesquisa em educação em ciências.
Programa: 1. A posição de Latour no pensamento contemporâneo 2. O léxico central de Latour 3. O método etnográfico de Latour 4. Fundamentos filosóficos da teoria ator-rede 5. Processos e relações na produção do conhecimento 6. Métodos, ontologias políticas e realidades colaterais 7. A teoria ator-rede e a pesquisa em educação em ciências
Bibliografia Básica
Callon, M.; Lascoumes, P. and Barthe, Y. Acting in an uncertain world. Cambridge: MIT Press, 2011. Latour, B. Ciência em ação. São Paulo: UNESP, 2000. Latour, B. A esperança de pandora. Bauru: EDUSC, 2001. Latour, B. Reagregando o Social. Uma introdução à teoria ator-rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC Mol, A. The Body Multiple: Ontology in Medical Practice. Durham: Duke University Press Rubio, F. D. and Baert, P. The politics of knowledge. Pp. 1-10. London: Routledge, 2012.
Bibliografia Complementar
Bennett, J. Vibrant matter. A political ecology of things. Durham: Duke University Press, 2010 Edwards, R.; Biesta, G. and Thorpe, M. Rethinking Contexts for Learning and Teaching: Communities, Activities and Networks. New York: Routledge, 2009. Fenwick, T.; Edwards, R. and Sawchuk, P. Emerging approaches to educational research. Tracing the sociomaterial. London: Routledge, 2011. Fenwick, T. and Edwards, R. Researching education through actor-network theory. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. Harman, G. The importance of Bruno Latour for philosophy. Cultural Studies Review, 13 (1): 31-49, 2007. Harman. G. Prince of networks. Bruno Latour and metaphysics. Melbourne: Re.Press, 2009. Knappett, C. Thinking through material Culture. Pennsylvania: Univesity of Pennsylvania Press, 2005 Hackett, E. J., Amsterdamska, O., Lynch, M., Wacjman, J. and Bijker, W. E. (editors), The Handbook of Science and Technology Studies. Cambridge, Mass, MIT Press, 2007. Latour, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. Latour, B. A esperança de Pandora, Bauru: Edusc, 2001. Latour, B. Políticas da natureza. Bauru: EDUSC, 2004. Law, J. and Hassard, J. Actor-network theory and after. Oxford: Blackwell, 1999. Proctor, J. D. (editor) Science, Religion and the Human Experience, Oxford: Oxford University Press, 2005.