Turma: B
Data de início: 20/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 32
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional.
1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas
2. A pesquisa em educação: pressupostos e implicações
3. Planejamento da pesquisa
3.1. Elaboração do projeto: a escolha do tema, formulação do problema, hipóteses/perguntas, conceituação, a revisão de literatura, procedimentos, cronograma, orçamento.
3.2. Procedimentos de coleta de dados: dados (seleção, amostragem), observação, etnografia, questionário e entrevista e outros
3.3. Procedimentos de análise de dados
4. Validade, confiabilidade e ética na pesquisa em educação
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BABBIE, Earl. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BOGDAN, Robert C.; BILKEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOUDIEU, Pierre., PASSERON, Jean-Claude. e CHAMBOREDON, Jean-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004.
BRANDÃO, Carlos R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, pp. 269-283, 2009.
CELLARD, André. A análise documental. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p.295-316.
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FRAENKEL, Jack R.; NORMAN, Wallen E. How to design and evaluate research in education. McGraw-Hill, Inc., 2003.
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GATTI, Bernadete. Grupo focal nas ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber Livros, 2005.
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YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
OBS.: A bibliografia poderá sofrer alterações e será detalhada por tópico do programa no início da disciplina.