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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Educação Etnico-Racial e Letramentos: racismo e discursos

Turma: J

Sala: 1106

Data de início: 09/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Educação para as Relações Raciais. Pesquisas nacionais INAF, IBGE (Amostra de Domicílio) e racismo. Análise do discurso e pesquisas para a prática educativa visando a Educação Racial de Jovens e Adultos.

Programa

* Do Signo ao discurso

* Racismo e formas de racialização em textos. Letramentos, Inclusão Digital, Alfabetismo Funcional e outros correlatos, cybercultura, hipertexto e multimodalidade.Ensino da Literatura e racismo.

Avaliação

Será feita através da participação nas aulas expositivas, leituras, da apresentação de seminários, produção de um artigo (em dupla ou trio/ a ser definido posteriormente de acordo com projeto de pesquisa).

Bibliografia

APPIAH, K. A . Na casa de meu pai. A AFRICA NA FILOSOFIA DA CULTURA. Editora Contraponto.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray e BENTO, Maria Aparecida da Silva (org.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002, p. 25-57.

COSTA , SILVIA Regina ALEI Nº 10.639/2003 - DESLOCAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: TENSÕES E SILENCIAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE. DISSERTAÇÃO FAE UFMG, 2017.

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: USP, 1964.

FERRAZ, Flavia S. M. Hipertexto digital e gêneros discursivos. Estudos Linguísticos, v. 36, n. 3, p. 91-99, 2007.

FERREIRA, Aparecida de Jesus F. Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade: Perspectivas Contemporâneas. 2014.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: discutindo algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, 1999.

KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento. Cap. 1. São Paulo: Mercado de letras, 1995.

OLIVEIRA, Míria Gomes de . Letramento, Utopia e Inclusão social na escola. Língua Escrita, v. 4, p. 22-50, 2008.

OLIVEIRA, Míria Gomes de & Silva, Paulo V. B. Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03

OLIVEIRA, Míria Gomes. Formação Inicial de Professores e o ensino da Literatura para a diversidade: Machado sem máscaras. Percursos, 2017.

NOGUEIRA, AUDREY MICHELE. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

O DISCURSO INSTITUCIONAL DA UFMG . DISSERTAÇÃO FAE UFMG, 2017.

RIBEIRO, Vera M. ; FONSECA, M. C. F. R. . Matriz de referência para a avaliação do alfabetismo: uma proposta de abordagem integrada da leitura, escrita e habilidades matemáticas. Lectura y Vida, v. XXX, p. 30-43, 2009.

Signorini, Inês . Esclarecer o ignorante: a concepção escolarizada do acesso ao mundo da escrita. The Especialistjcr, v. 1 e 2, p. 163-171, 1994.

ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. V. B. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa. São Paulo: v. 29, n. 1, p. 125-146, jan.-jun. 2003.

SILVA, P. V. B.; ROSEMBERG, F. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: Van DIJK, T. (Org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

TURKLE, Sherry. How computers change the way we think. The Chronicle of Higher Education, The Chronicle review, v. 50, n. 21, 2004. Disponível em < http://chronicle. com/weekly/v50/i21/21b02601.htm> Acesso em 10 jan, 2009

Outros textos poderao ser inseridos.

Avaliação

Será feita através da participação nas aulas expositivas, leituras, da apresentação de seminários, produção de um artigo (em dupla ou trio/ a ser definido posteriormente de acordo com projeto de pesquisa).