Turma: I
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Discutir projetos de pesquisa à luz dos referenciais dos estudos sobre a infância e a Educação Infantil.
Apresentação, discussão e produção de pareceres escritos sobre os projetos de pesquisa dos estudantes ingressantes no ano de 2021.
Disciplina ofertada através de Ensino Remoto Emergencial de acordo com a RESOLUÇÃO No 01/2020, DE 25 DE JUNHO DE 2020
Discutir projetos de pesquisa à luz dos referenciais dos estudos sobre a infância e a Educação Infantil; compartilhar experiências e referências de pesquisa; aprofundar perspectivas teóricas e metodológicas.
1. Apresentação de projetos de pesquisa dos estudantes ingressantes no ano de 2021.
2. Discussão coletiva dos projetos de pesquisa dos estudantes ingressantes no ano de 2021.
3. Produção de pareceres escritos sobre os projetos de pesquisa dos estudantes ingressantes no ano de 2021.
4. Problematização das perspectivas teóricas e metodológicas a partir dos referenciais da Linha de Infância e Educação Infantil.
Metodologia e atividades
- Ensino Remoto Emergencial - atividades síncronas e assíncronas para leitura e discussão de projetos
- Ensino Remoto Emergencial - encontros coletivos (moddle e teams) para compartilhar pareceres escritos
- Ensino Remoto Emergencial - socialização oral e escrita das observações sobre os projetos de pesquisa da linha
Avaliações
- AV01 - Avaliação Remota Emergencial - Participação, interação e discussão (síncronas e assíncronas) dos projetos de pesquisa dos colegas = 33 pontos
- AV02 - Avaliação Remota Emergencial - Produção de texto escrito a ser enviado a todos com parecer sobre o projeto de pesquisa de um colega = 33 pontos
- AV03 - Avaliação Remota Emergencial - Relatório final das discussões sobre as pesquisas da linha (produção coletiva) = 34 pontos
Bibliografia
CRUZ, S. H. V. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
FARIA, A. L. G., DEMARTINI, Z. B. F. & PRADO, P. D. (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados. 2002.
SOARES, A. S. Criança, infância e educação infantil: os pressupostos das pesquisas. Educar em Revista, UFPR, volume 1, 2020.