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FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática do Ensino Superior

Turma: A

Data de início: 18/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino. Formação de Professores para o Ensino Superior.

Programa

I. OBJETIVOS

1. Problematizar as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem que têm norteado o trabalho dos educadores no Brasil;

2. Discutir os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam as diferentes propostas de ensino-aprendizagem;

3. Analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta alternativa de ensino.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Didática e formação de professores

2. Sala de aula: espaço de mediação sócio-cultural, produção e apropriação do conhecimento

3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos

4. Finalidades da educação e objetivos de ensino

5. Organização do processo de ensino aprendizagem

6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos

7. Relação professor- aluno e conhecimento

8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem

9. Tecnologias da Comunicação e da Informação

III. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.

Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.

A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e auto-avaliação

1. critérios:

 a) presença e participação em todas as etapas do processo (leitura, resumo e apresentacao artigos cientificos da area)

 b) compromisso com o trabalho e com o grupo (Apresentacao e Quadro Teorias Pedagogicas)

 c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática (Elaboracao de Projeto/Plano ensino e apresentacao)

 d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.

Bibliografia

ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), p. 7-31 2014, CIEd - Universidade do Minho.

Cruz, Giseli Barreto da. Estudos Didatica e docência no ensino superior.Rev. Bras. Estud. Pedagog. vol.98 no.250 Brasília Sept./Dec. 2017

https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931

DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Developmental Psychology Copyright 2006 by the American Psychological Association 2006, Vol. 42, No. 2, 272–282 0012-1649/06/$12.00 DOI: 10.1037/0012-1649.42.2.272

Benenson Joyce F. and Heath Anna Boys Withdraw More in One-on-One Interactions, Whereas Girls Withdraw More in Groups

LIBANEO, J.C. Didática. [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.

MELO, Geovana Ferreira.; CAMPOS, Vanessa T. Bueno. Pedagogia Universitária: Por uma política Institucional de Desenvolvimento Docente. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, p.44-62. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198053145897>. Acesso em 22 mai. 2018.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003.

Complementares

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CORRÊA, Guilherme Torres.; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/a03v39n2.pdf >. Acesso em 29 set. 2018.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013

Marcos Tarciso Masetto. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação.PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 29, n. 2, 597-620, jul./dez. 2011

MERCADO, L. P. A internet como ambiente de pesquisa na escola. Presença Pedagógica, v. 7 n. 38. 2001.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moran, J., Masetto, Behrens, Ma. T.E., Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Editora Papirus. 2:p.11-65. 2006.

MORETTO, VP. Planejamento. Planejando a Educação para o desenvolvimento de competências. Parte 1. Pg 13-55. Petrópolis. Editora Vozes, 2007.

MORLEY, L. Equity and Effectiveness: The Dissonance of Difference. In MORLEY, L. e RASSOOL, N. School Effectiveness: Fracturing the Discourse.111-128. London. Falmer Press. 1999.

MOROSINI, M. C. Professor do Ensino Superior: Identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2001.

MOURA, DG. Trabalhando com Projetos. Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Editora Vozes, 2006.

Moro Luciana, Mortimer Eduardo F. & Tiberghien, Andrée. The use of social semiotics multimodality and joint action theory to describe teaching practices: two cases studies with experienced teachers https://doi.org/10.1080/19463014.2019.1570528

SILVA, Julio Fernando da. Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 204-219, jul-dez. 2018. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31275/17595> . Acesso em 22 set. 2018.

Tenório1Jederson Garbin e carvaLho1Lucas de Andrade. Cultura Corporal de movimento e Celular: impliCações na partiCipação dos alunos nas aulas Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Comunicações Piracicaba v. 26 n. 1 p. 309-325 jan.-abr. 2019

SILVA, Roberto R. D. e GALIAN,
Cláudia V. A. G. Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas ­ Apresentação. Cad. Pesqui. vol.46 no.159 São Paulo Jan./Mar. 2016 (http://dx.doi.org/10.1590/198053143728)

Observação: Textos extras poderão ser incluídos no programa se TEIXEIRA, Adla BM. Identidades docentes e relações de gênero. Escritos em Educação. Instituto de Ensino Superior Anísio Teixeira. p. 07-15.2002.

__________, Adla, Nascimento, SS e Villani, CA Exploring Modes of Communication among Pupils in Brazil: Gender Issues in Academic Performance. In Gender and Education. 20:4 julho. 2008.

__________, Adla BM. Física azul, português rosa... Onde isso deságua? Presença Pedagógica. V. 16, no 95 pg. 31-45, Faculdade de Educação, Belo Horizonte;

__________, Adla BM. Meninas nas áreas Científicas e Tecnológicas – Da Paridade à igualdade. Revista Instrumentos. Juiz de Fora. V. 12, 2:13-22, 2010.

__________, Adla, NASCIMENTO, SS e ARAÚJO, Priscila. Relações de Gênero nas Trajetórias Acadêmicas de Mulheres no Ensino Superior: Curso de Física, XV Endipe, Faculdade de Educação, UFMG. Belo Horizonte. 2010.

__________, Adla BM., MIRANDA, Natália F. e PEREIRA, Lucas CS. Qual escola queremos? Educação em Direitos Humanos In Mariá Brochado, Décio Abreu, Natália Freitas. Educação em Direitos Humanos: Uma contribuição Mineira.SEDH Governo Federal. Editora UFMG, 2010

__________, Adla BM “Mulheres Cientistas - Trajetórias de Preconceitos e Dificuldades”. In Dra Mariá Aparecida Brochado Ferreira, Prof. Dra. Adla Betsaida Martins Teixeira e Prof. Dra. Maria Fernanda Salcedo Repolês (Org). Educação em Direitos Humanos: Uma contribuição Mineira. SEDH - Governo Federal. Brasília, 2011 (no prelo)

__________, Adla BM. “Magistério” do gênero: impactos da vida de discentes e docentes". In Charliton José dos Santos Machado Idalina Maria Freitas Lima Santiago Maria Lúcia da Silva Nunes. GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS: Desafios históricos e saberes interdisciplinares, 7:247-259, 2010.

__________, Adla BM Cachorra ou Princesa In Teixeira, ABM e Alcântara, Flávia. Conversando sobre eles e elas - para além do politicamente correto. Editora Idéias e Letras. Niterói. p. 7-12, 2010;

__________, Adla BM e PÁDUA. Distinção de gênero e seus reflexos na formação de docentes e discentes In TEIXEIRA Adla BM. Tema Atuais em Didática Editora UFMG. 53-69. 2010.

__________, Adla, NASCIMENTO, SS e ARAÚJO, Priscila. Relações de Gênero nas Trajetórias Acadêmicas de Mulheres no Ensino Superior: Curso de Física, In DALBEN, Ângela IL, DINIZ, Júlio, LEAL, Leiva e SANTOS, Lucíola. Coleção Didática e Prática de Ensino. Editora Autêntica. Belo Horizonte. 2010.

__________, Adla BM e Alcântara, Flávia. Conversando sobre eles e elas - para além do politicamente correto. Editora Idéias e Letras. Niterói. p. 7-12, 2010.

__________, Adla BM. Temas Atuais em Didática. Editora UFMG. 2010.

TEIXEIRA, Adla BM e DUMONT, Adilson. Distinção de gênero e seus reflexos na formação de docentes e discentes. Editora Junqueira & Marin. 2009.

__________, RRP e COSTA, ZP. Impressões de estudantes universitários sobre a presença das mulheres na ciência. In Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciência. 10(2): 207-221. dez. 2008.

TEIXEIRA, RRP e COSTA, P.Z. Impressões de Estudants Universitários sobre a Presença das Mulheres na Ciência. Ensaio – Pesquisa em Ciências. 10 (2):207-220. 2008

VEIGA, I. P. (1991) Técnicas de ensino. Por que não? Campinas: Papirus.

¬________(2006) Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Papirus Editora.

SOFIA Lerche, VIDAL, Eloisa M. e Nogueira, JAANA F. F. Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes. In RBPAE - v. 31, n. 1, p. 85 - 106 jan./abr. 2015

WEIZ, T. e SANCHEZ, A. (2002) As teorias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Cap.4; p.55-64. Editora Ática.

________ (2002) Como fazer o conhecimento do aluno avançar. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Cap.5; p.65-68. Editora Ática.

ZABALA, A. (1998) Porque se deve avaliar? Esclarecimentos prévios sobre a Avaliação. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 8:195-221.

__________ (1998) A Aprendizagem dos Conteúdos segundo sua Tipologia. In A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 39-64.

WEISS, Alba ML e Cruz, Mara LRM. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. DP&A Editora. 1999.

WILSON, Gary. Obstáculos ao aproveitamento escolar de meninos, on-line, 2004. Disponível em: <http://www.prodema.ufpb.br/revistaartemis/numero1/numero01.html> Acesso em: 10/11/2004.

necessário. Os textos acima buscam indicar leitura complementar aos textos de leitura obrigatória.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. Campinas: S.P. Ed. Papirus, 2011.

Adicional metodologias de ensino remoto covid-19 (Ensino remoto)

Sete estratégias de aprendizagem ativa para aulas remotas ou presenciais; https://porvir.org/coronavirus

Entre o velho e os novos dilemas ... https://anped.org.br/news/entre-velhos-e-novos-dilemas-educacao-e-o-ensino-emergencial-remoto-colaboracao-de-texto

Innovative Teaching Techniques for the COVID-19 World.htm https://www.researchgate.net/profile/Mohammed_Kaabar/publication/340978674_Innovative_Teaching_Techniques_for_the_COVID-19

Metodologias ativas no ensino remoto - SAE Digital.pdf https://sae.digital/metodologias-ativas-no-ensino-remoto/

(Relato de mae/profissional) O que pensar sobre o ensino remoto em tempos de pandemia_ _ Colaboração de texto _ por Olívia Chaves de Oliveira (GT 11) _ ANPEd 2020

Um guia para sobreviver à pandemia do ensino remoto – Portal USP São Carlos (2021) http://www.saocarlos.usp.br/um-guia-para-sobreviver-a-pandemia-do-ensino-remoto/