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FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Docência: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas

Turma: B

Data de início: 19/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 4

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos estudantes ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, o objeto de pesquisa, o referencial teórico, a metodologia e os procedimentos para coleta de dados, dentre outros.

Programa

Os estudantes do mestrado e do doutorado terão nesta disciplina a oportunidade de rever criticamente o projeto de pesquisa de ingresso, tendo em vista o seu aprimoramento e adequação. Nesse sentido, o seminário terá a seguinte organização:

A. Cada seminário constará da apresentação de projetos dos estudantes, previamente indicados. Apresentação de um parecer elaborado também por um estudante, indicado previamente para esta tarefa. O parecer deverá conter comentários sobre o projeto e sugestões para aprimoramento do mesmo.

B. A leitura dos projetos é obrigatória para todos os participantes do Seminário, bem como a participação nos debates. Um estudante será indicado como parecerista em cada seminário e os demais deverão apresentar as suas observações por escrito e entregá-las no final de cada encontro.

C. Os estudantes que apresentarem o seu projeto e os pareceristas indicados para analisá-los, terão cada um cerca de 20 minutos para exposição. Os demais participantes do seminário terão o restante do tempo para expor as suas observações, comentários e dúvidas.

D. Os pareceristas deverão encaminhar para todos os participantes do seminário uma versão digital e/ou impressa dos pareceres conforme data prevista no cronograma.

f) Uma versão atualizada do projeto deverá ser entregue no final da disciplina, como atividade final.

Bibliografia

ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Pesqui. , São Paulo, n. 113, p. 51-64, julho de 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 de jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. In: RBPAE - v. 28, n. 1, p. 13-34, jan/abr. 2012.

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066 . Acesso em 27 jan. 2021.

GATTI. Bernardete Angelina. Pesquisar em Educação: considerações sobre alguns pontos-chave. In: Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.25-35, set./dez. 2006. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24177> . Acesso em 27 jan. 2021.

GATTI, Bernadete A . Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo. Pesqui. , São Paulo, n. 113, p. 65-81, julho de 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 jan. 2021.