Turma: B
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 4
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos estudantes ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, o objeto de pesquisa, o referencial teórico, a metodologia e os procedimentos para coleta de dados, dentre outros.
Os estudantes do mestrado e do doutorado terão nesta disciplina a oportunidade de rever criticamente o projeto de pesquisa de ingresso, tendo em vista o seu aprimoramento e adequação. Nesse sentido, o seminário terá a seguinte organização:
A. Cada seminário constará da apresentação de projetos dos estudantes, previamente indicados. Apresentação de um parecer elaborado também por um estudante, indicado previamente para esta tarefa. O parecer deverá conter comentários sobre o projeto e sugestões para aprimoramento do mesmo.
B. A leitura dos projetos é obrigatória para todos os participantes do Seminário, bem como a participação nos debates. Um estudante será indicado como parecerista em cada seminário e os demais deverão apresentar as suas observações por escrito e entregá-las no final de cada encontro.
C. Os estudantes que apresentarem o seu projeto e os pareceristas indicados para analisá-los, terão cada um cerca de 20 minutos para exposição. Os demais participantes do seminário terão o restante do tempo para expor as suas observações, comentários e dúvidas.
D. Os pareceristas deverão encaminhar para todos os participantes do seminário uma versão digital e/ou impressa dos pareceres conforme data prevista no cronograma.
f) Uma versão atualizada do projeto deverá ser entregue no final da disciplina, como atividade final.
ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.
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BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.
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GATTI. Bernardete Angelina. Pesquisar em Educação: considerações sobre alguns pontos-chave. In: Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.25-35, set./dez. 2006. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24177> . Acesso em 27 jan. 2021.
GATTI, Bernadete A .. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo. Pesqui. , São Paulo, n. 113, p. 65-81, julho de 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 jan. 2021.