Turma: G
Data de início: 18/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Aspectos históricos da Educação Especial. Análise das políticas públicas de educação. Influência, implementação, avaliação de políticas no campo da Educação Especial. O contexto nacional e internacional: a educação inclusiva para pessoas com deficiência. Público-alvo, organização do ensino e práticas, em diferentes contextos
OBJETIVOS:
- Avaliar os processos sócio históricos da constituição do campo da Educação Especial;
- Discutir os conceitos relacionados à análise das políticas públicas;
- Compreender os impactos das decisões políticas no campo da Educação Especial;
- Reconhecer a influência das Organizações Internacionais no campo da Educação Especial;
- Conhecer diferentes possibilidades de implementação da Educação Inclusiva, em diferentes países;
PROGRAMA
Unidade 1 – História da Educação Especial
- A constituição do campo e os autores referência,
- A legislação brasileira sobre o tema;
- A Educação Inclusiva para a pessoa com deficiência no Brasil
Unidade 2 – Análise de políticas públicas
- Conceitos relacionados às políticas públicas;
- A análise das políticas: algumas perspectivas;
- O campo da Educação Especial: influência, implementação e avaliação
Unidade 3 – O contexto internacional
- A Educação Inclusiva para pessoas com deficiência em diferentes contextos
- Público alvo e outras diferenças regionais
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
(No início do curso será repassada a bibliografia complementar)
Unidade 1
BORGES, Adriana Araújo Pereira; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. A Escolarização de Alunos com Deficiência em Minas Gerais: das Classes Especiais à Educação Inclusiva1. Rev. bras. educ. espec., Bauru , v. 24, n. spe, p. 69-84, 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500069&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400006.
BORGES, Adriana Araújo Pereira. As Classes Especiais e Helena Antipoff: uma Contribuição à História da Educação Especial no Brasil. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 21, n. 3, p. 345-362, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300345&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300003.
RUCHAT, Martine. Histoire de l'éducation spéciale : une spécificité plurielle. In: CHATELANAT, Gisela; PELGRIMS, Greta (Éds.). Education et enseignement spécialisés: ruptures et intégrations. Bruxelles: De Boeck, 2003. p. 155-169
RUCHAT, Martine. L'histoire de l'enfant déficient: passer la porte, mais dans quel sens ? Pages romandes, 2006, no. 4, p. 8-10
Unidade 2
FARIA, C. A. P. de. Políticas públicas e relações internacionais. – Brasília: Enap, 2018. 104 p.
MAINARDES, J.; STREMEL, S.; SOARES, S. T. Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil: mapeamento e reflexões. Movimento, Niterói, v. 5, n. 8, p. 43-74, jan./jun. 2018.
MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n.1, p. 186-201, jan./abr. 2018.
MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017.
MAINARDES, J. A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-20, 2018.
MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-16, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Jefferson/Downloads/2331-10181-2-PB%20(3).pdf
OLIVEIRA, D. A. A profissão docente no contexto da Nova Gestão Pública no Brasil. In: OLIVEIRA, D.A; CARAVALHO, L., M.; LEVASSEUR, L.; MIN, L.; NORMAND, R. (Orgs). Políticas Educacionais e a Estruturação da profissão do educador – perspectivas globais comparativas OLIVEIRA, D.A; CARAVALHO, L., M.; LEVASSEUR, L.; MIN, L.; NOREMAND, R. (Orgs). Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. P. 271-300.
PAVEZI, M. Políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas. 2018. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2570 p. 55 - 59
VERGER, A. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Práxis Educativa, v. 14, n. 1, p. 9-33, 2019.
Unidade 3
BORGES, A.A.P; TORRES, J.P. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL: análise da influência internacional no contexto local. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 148-170, jan./abr. 2020
MENDES, E. G.;ALMEIDA, M. A., CABRAL, L. S. A Perspectivas internacionais da educação especial e educação inclusiva. Marília: ABPEE, 2018.
RELATÓRIO – União Européia e Brasil na construção de sistemas de avaliação de deficiência. COMPARAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL, FRANÇA E ESPANHA