Turma: H
Data de início: 18/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Relações entre ciências da alma, psicologia e educação - séculos XVI, XVII e XVIII; circulação e divulgação de teorias da psicologia, educação e psicologia da educação - séculos XIX e XX.
Todas as aulas serão realizadas pela Plataforma Teams.
UNIDADE 1: Educação e ciências da alma: uma história entrelaçada
3 aulas:
Aula 1: A medicina da alma e as contribuições da Filosofia
Aula 2: Saberes jesuíticos sobre a alma e sua divulgação no Brasil
Aula 3: A proposta de uma ciência do entendimento humano
11 aulas:
Aula 1: Uma ciência denominada Psicologia
Aula 2: Psicanálise e s saberes sobre o inconsciente
Aula 3: Impressos e a divulgação da Psicologia
Aula 4: A criança anormal como objeto de estudo da Psicologia
Aula 5: O movimento da Escola Nova e a Psicologia como parte das ciências da educação
Aula 6: Abordagem funcionalista em psicologia (Dewey nos EUA, Claparède na Suíça, Lourenço Filho e Helena Antipoff no Brasil)
Aula 7: Psicologia como ciência do comportamento (behaviorismo)
Aula 8: Psicologia da Gestalt (Kurt Lewin e a Psicologia dos pequenos grupos)
Aula 9: Psicologia da inteligência – história e desenvolvimentos contemporâneos
Aula 10: Abordagem construtivista de Jean Piaget (epistemologia genética)
Aula 11: Abordagem histórico-cultural do desenvolvimento da cognição (Vigotski e Luria)
Atividade assíncrona: Colóquio Internacional Jean Piaget no Brasil e América Latina. 38º Encontro Anual Helena Antipoff (realizado no período de 29-31.3.2021, disponível no Youtube)
MASSIMI, Marina. Circulação de saberes psicológicos no Brasil colonial: apropriação dos saberes produzidos pelos jesuítas e suas transformações no contexto local. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 169- 189.
MASSIMI, Marina. Viagens mentais de autores italianos pela América Latina nos séculos XVII e XVIII: conotações autobiográficas, culturais e psicológicas. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE), v. 32, p. 113-137, 2017.
RAJ, Kapil. Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho de 2016.
VIDAL, Fernando. A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 75 – 84.
Vidal, Fernando. Les sciences d’âme. XVIe-XVIIIe siècle. Paris: Honoré Champion. 2006.
Pestre, D; Raj, K.; Sibum, H. O. Histoire des sciences et des savoirs. Paris: Le Seuil, 2015.
Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
ASSIS, R. M; RODRIGUES, C.; LOURENÇO, E. A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930 – 1940). Revista Brasileira de Educação. 25, 2020.
ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.
CAMPOS, Regina H.F. Contexto sociocultural e tendências da pedagogia psicanalítica na Europa Central e no Brasil (1920-1950). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 1991.
CAMPOS, Regina H.F.; GOUVEA, Maria Cristina S.; GUIMARÃES, Paula C.D. (2014) A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma história. Revista Brasileira de História da Educação 14: 215-242.
CLAPARÈDE, E. A educação funcional. SP: Companhia Editora Nacional, 1940.
COLEÇÃO EDUCADORES, MEC, disponível em http://www.dominiopublico.gov.br. (Volumes sobre Édouard Claparède, John Dewey, Helena Antipoff, Lourenço Filho)
DUNKER, C.I.L. Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 387-412.
FLORES-MENDOZA, C.E.; COLOM, Roberto (Orgs.) Introdução à Psicologia das Diferenças Individuais. Porto Alegre: ArtMed, 2006. Disponível em: https://doku.pub/documents/introduao-a-psicologia-das-diferenas-individuais-grifadopdf-nl2zno5mj7l8
FREUD, S. Prefácios. Em: FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, Arthur A.L.; PORTUGAL, Francisco T. (Orgs) História da Psicologia – Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005)
LANÇA, L. (2017) Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/UFMG, 2017.
LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.
MONTANGERO & MAURICE-NAVILLE. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PALLARES-BURKE, M. L. G. The Spectator: o teatro das luzes. Editora Hucitec, 1995.
PARRAT-DAYAN, Silvia. A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educ. rev., Jun 2007, no.45, p.13-23.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995 (21a ed.)
ROUDINESCO, E. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Zahar editora, 2016.
SIRGADO, Angel Pino. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, 21(71), 45-78. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200003
VIGOTSKI, L.S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
VIGOTSKI, L.S. 7 aulas de Vigotski – Sobre os fundamentos da Pedologia. (Trad. E organização Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. SP: Martins Fontes, 1988.
AVALIAÇÕES
1.Resenha de uma obra clássica e/ou histórica relativa ao tema de pesquisa do aluno.
2. Resumo de 1 artigo – de livre escolha – das Revistas Memorandum: memória e história em psicologia, Seção Clio-Psyché da Estudos e Pesquisas em Psicologia ou Revista Brasileira de História da Educação.
3.Apresentação de textos