Turma: A
Sala: 415 (Prédio antigo-setor PÓS-GRADUAÇÃO
Data de início: 15/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Monica Daisy Vieira Araujo
Aspectos históricos e contemporâneos da cultura escrita – da oralidade ao digital. Conceituação de cultura digital. Letramento digital: gêneros digitais, multimodalidade e multiletramentos. Leitura literária digital.
OBJETIVO
Compreender as mudanças históricas e contemporâneas da cultura escrita no que tange às modificações de suporte, gêneros, gestos, comportamentos, relacionando-as com as especificidades das práticas de leitura e escrita na cultura digital.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Os conteúdos serão trabalhados por meio de aulas expositivas dialogadas; Apresentações das pesquisas em desenvolvimento, atividade de conhecimento compartilhado e produção de trabalhos relacionados aos objetos de investigação dos alunos.
CONTEÚDOS
UNIDADE 1 – CARACTERIZAÇÃO DA CULTURA DIGITAL
UNIDADE 2 - DA ORALIDADE AO DIGITAL: uma visão histórica
UNIDADE 3 – LETRAMENTO DIGITAL
UNIDADE 4 – MULTIMODALIDADE E CULTURA ESCRITA DIGITAL
Unidade I
1.. JENKINS, Henry. Introdução: “Venere no Altar da Convergência”: um novo paradigma para entender a transformação midiática. In: A cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
2.. LEVY, Pierre. O Ciberespaço ou a Virtualização da Comunicação. In: LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 2.ed. São Paulo: Ed.34, 2000.
3. SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (Org.). Cultura digital.br . Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.( Cap. Economia da Cultura Digital / Infraestrutura para a Cultura Digital)
Unidade II
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (Prólogo, cap. 3 e 4)
5. - CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
6.. DARNTON, Robert. A questão dos livros – Passado, presente e futuro. Trad. Daniel Pellizzari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Unidade III
7. CASSANY, Daniel. La alfabetización digital. XIII Congr eso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filolog ía de América Latina (ALFAL), en Ciudad Universitaria Rodrigo Facio, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica, 18-23 de febrero del 2002.
8. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.) Letramento Digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
9. BARTON, David; LEE, Carmem. Linguagem online: textos e práticas pedagógicas. Trad. Milton Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. ( Cap. 1 e 3)
10.. SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br, acesso em 25 abril de 2014.
Unidade IV
11. COSCARELLI, Carla Viana. Textos versus hipertextos na teoria e na prática. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.) Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012
12. DIONÍSIO, Ângela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
13. KRESS, G. y BEZEMER J. Escribir en un mundo de representación multimodal. In. KALMAN e STREET (Coord.) Lectura, escritura e matemáticas – Diálogos com a América Latina. Mérico: single XXI, 2009.
14. ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos – diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
15. HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica o que é isso? In: Literatura eletrônica – novos horizontes para o Literário. São Paulo: Global, 2009.