Turma: A
Data de início: 20/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 32
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.
TÓPICOS:
1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas
2. A pesquisa em educação: pressupostos e implicações.
3. Planejamento da pesquisa
3.1. Elaboração do projeto: a escolha do tema, formulação do problema, hipóteses/perguntas, conceituação, a revisão de literatura, procedimentos, cronograma, orçamento.
3.2. Procedimentos de coleta de dados: dados (seleção, amostragem), observação, etnografia, questionário e entrevista e outros
3.3. Procedimentos de análise de dados.
4. Validade, confiabilidade e ética na pesquisa em educação.
OBJETIVOS:
Esta disciplina foi concebida para fortalecer a capacidade dos estudantes de mestrado conduzirem uma pesquisa em Educação.
A disciplina irá concentrar-se, na primeira parte, sobre os fundamentos da pesquisa no campo social (e educacional, por decorrência), incluindo: a lógica da investigação científica, o desenvolvimento de proposições teóricas testáveis empiricamente, conceituação e construtos, inferência causal, amostragem e mensuração. Esses elementos são os fundamentos para o planejamento da pesquisa e a sua formulação em um Projeto.
Em seguida, irá discutir a alguns métodos de pesquisa disponíveis para os cientistas sociais que são utilizados nas pesquisas em Educação, debater sobre os seus pontos fortes e fracos.
A intenção é contribuir para que os estudantes compreendam a lógica e as limitações da pesquisa social, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens comparativas de algumas estratégias de pesquisa no campo social utilizadas na pesquisa educacional.
A disciplina visa contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa, por meio de um conjunto de atividades interativas e reflexivas. Mas devido à diversidade de orientações teóricas deste Programa de Pós-Graduação, não há intenção de discutir projetos de pesquisa individuais, o que poderá ocorrer nos seminários das respectivas linhas de pesquisa.
METODOLOGIA
A disciplina terá aulas expositivas dialogadas para reflexão sobre os problemas trazidos pelas leituras e seminários para discutir métodos e técnicas de pesquisa.
Durante o semestre, serão propostas várias atividades que relacionam as leituras e as etapas de construção dos projetos de pesquisa. Estas deverão ser enviadas via Moodle, conforme o cronograma apresentado no primeiro dia de aula.
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALVES, Alda J. A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. 4
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso, Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
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BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2015.
BECKER, Howard. S. Evidence. Chicago/London: The University of Chicago Press. 2017.
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