Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: A

Data de início: 20/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 32

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

TÓPICOS:

1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas

2. A pesquisa em educação: pressupostos e implicações.

3. Planejamento da pesquisa

3.1. Elaboração do projeto: a escolha do tema, formulação do problema, hipóteses/perguntas, conceituação, a revisão de literatura, procedimentos, cronograma, orçamento.

3.2. Procedimentos de coleta de dados: dados (seleção, amostragem), observação, etnografia, questionário e entrevista e outros

3.3. Procedimentos de análise de dados.

4. Validade, confiabilidade e ética na pesquisa em educação.

OBJETIVOS:

Esta disciplina foi concebida para fortalecer a capacidade dos estudantes de mestrado conduzirem uma pesquisa em Educação.

A disciplina irá concentrar-se, na primeira parte, sobre os fundamentos da pesquisa no campo social (e educacional, por decorrência), incluindo: a lógica da investigação científica, o desenvolvimento de proposições teóricas testáveis empiricamente, conceituação e construtos, inferência causal, amostragem e mensuração. Esses elementos são os fundamentos para o planejamento da pesquisa e a sua formulação em um Projeto.

Em seguida, irá discutir a alguns métodos de pesquisa disponíveis para os cientistas sociais que são utilizados nas pesquisas em Educação, debater sobre os seus pontos fortes e fracos.

A intenção é contribuir para que os estudantes compreendam a lógica e as limitações da pesquisa social, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens comparativas de algumas estratégias de pesquisa no campo social utilizadas na pesquisa educacional.

A disciplina visa contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa, por meio de um conjunto de atividades interativas e reflexivas. Mas devido à diversidade de orientações teóricas deste Programa de Pós-Graduação, não há intenção de discutir projetos de pesquisa individuais, o que poderá ocorrer nos seminários das respectivas linhas de pesquisa.

METODOLOGIA

A disciplina terá aulas expositivas dialogadas para reflexão sobre os problemas trazidos pelas leituras e seminários para discutir métodos e técnicas de pesquisa.

Durante o semestre, serão propostas várias atividades que relacionam as leituras e as etapas de construção dos projetos de pesquisa. Estas deverão ser enviadas via Moodle, conforme o cronograma apresentado no primeiro dia de aula.

Bibliografia

ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

ALVES, Alda J. A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. 4

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso, Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v.35, n.6, p. 33–40, Aug/Sep. 2006.

BABBIE, Earl. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BECKER, Howard S. A epistemologia da pesquisa qualitativa. Revista de estudos empíricos em direito, v. 1, n. 2, p. 184-198, 2014.

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2015.

BECKER, Howard. S. Evidence. Chicago/London: The University of Chicago Press. 2017.

BOGDAN, Robert C.; BILKEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social Reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

BOUDIEU, Pierre., PASSERON, Jean-Claude. e CHAMBOREDON, Jean-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004.

CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, pp. 269-283, 2009.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2017

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FRAENKEL, Jack R.; NORMAN, Wallen E. How to design and evaluate research in education. McGraw-Hill, Inc., 2003.

GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

LUPTON, D. (editor) Doing fieldwork in a pandemic (crowd-sourced document). 22020. Available at: https://docs.google.com/document/d/1clGjGABB2h2qbduTgfqribHmog9B6P0NvMgVuiHZCl8/edit?ts=5e88ae0a#

MAXELL, Joseph A. Qualitative research design: An interactive approach. Sage: 2013.

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual. In: ____________. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009, p. 21-58.

NATIONAL RESERCH COUNCIL. Scientific Research in Education. Washington, DC, 2002.

NIND, Melanie; CURTIN, Alicia; HALL, Kathy. Métodos de Pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2019.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.

PATTON, Michael Q. Qualitative Research & Evaluation Methods: Integrating Theory and Practice. Sage, 2014.

PAUGAN, Serge (coord.). A pesquisa Sociológica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.

POUPART, J., DESLAURIERS, J.-P., et al (Ed.). A pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

THOMAS, Gary, PRING, Richard (orgs.). Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

VAN ZANTEN, Agnès. Comprender y hacerse comprender: como reforzar la legitimidad interna y externa de los estudios cualitativos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 301-313, 2004.

WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZAVALA, Miguel. Decolonial Methodologies in Education. In: M.A. Peters (ed.), Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory, DOI 10.1007/978-981-287-532-7_498-1, 2016