Turma: H
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Organização e funcionamento da Linha. Leituras e reflexões sobre a escrita acadêmica. Projeto de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação. Comitê de Ética em Pesquisa. Seminário de apresentação e discussão dos Projetos.
Módulo I - Organização e Funcionamento da Linha de Pesquisa em Psicologia, psicanálise e educação do PPGE/FAE/UFMG;
Módulo II – Programas e projetos de pesquisa em realização por professores da Linha PPE/PPGE/FAE/UFMG;
Módulo III - Regulação sobre a ética na pesquisa em Ciências Humanas no Brasil.
Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Campos, Regina H. F. (2020) A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa v. 46, e217224. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.
Eco, U. (1977). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva.
Gaskell, G.; Bauer, M. W (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (11ed.). Petrópolis: Vozes, 2013.
Guia do aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. 2016 (em reformulação).
Luna, S. V. (1996). Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ.
Moura, M.L.s & Ferreira, M.c (2005).Projetos de Pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: Eduerj.
Oliveira, A.; Araújo, E. R.; Bianchetti, L. (orgs) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria/orientação. Braga/Portugal:CECS, 2014.
Shaughnessy, J.J; Zechmeister, E.B.; Zechmeister, J. S.. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Grupo A, 2012.