Turma: E
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Aspectos históricos, teóricos, metodológicos e éticos da pesquisa em Educação Matemática. Orientações individuais e coletivas para o desenvolvimento das pesquisas de mestrado e doutorado dos participantes.
O Seminário será desenvolvido com base em estudos, relatos e discussões sobre temáticas gerais do campo da Educação Matemática e também específicas, ligadas aos projetos de pesquisa dos participantes. Além disso, serão realizadas atividades para ampliação de conhecimentos sobre a Plataforma Lattes e o Sistema de Ética na Pesquisa.
Com o Ensino Remoto Emergencial, as aulas serão realizadas de forma síncrona pela plataforma Microsoft Teams. Para a realização de interações assíncronas, serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e Moodle. Dificuldades motivadas pela pandemia de acesso ou de acompanhamento das atividades serão tratadas caso a caso.
FERNANDES, F. S. Matemática e Colonialidade, lados obscuros da Modernidade: giros decoloniais pela Educação Matemática. 2021. (no prelo)
GONÇALVES, H. J. L. (Org.). Educação Matemática e Diversidade(s). Porto Alegre: Editora Fi, 2020. Disponível em: <https://www.editorafi.org/30matematica>. Acesso em: 1 fev. 2021.
KNIJNIK, G. Pesquisar em Educação Matemática na contemporaneidade: perspectivas e desafios. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 1-14, 2016. Disponível em: <https://seer.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4589>. Acesso em: 1 fev. 2021.
LIZCANO, E. As matemáticas da tribo europeia: um estudo de caso. In: KNIJNIK, G. et al. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R. Razão cartesiana, matemática e sujeito: olhares foucaultianos. Educação & Realidade, Porto Alegre (RS), v. 35, n. 3, p. 303-322, set./dez., 2010. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9437/10287>. Acesso em: 1 fev. 2021.