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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Psicanálise e Educação Especial

Turma: S

Data de início: 21/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A Psicanálise no delineamento de processos de educação especializada. O sujeito e a diferença. Discursos e práticas do campo da Psicanálise em interface com a Educação Especial. A dimensão clínica do ato educativo. Experiências institucionais. Interlocução com projetos de pesquisa e extensão.

Programa

Unidade I: A constituição de uma educação especializada

- A emergência da Educação Especial como campo de conhecimento e práticas.

- A vertente médico-pedagógica e psicopedagógica.

- A constituição da clínica e seus efeitos para a educação especializada.

- O “especial” delineado pelo discurso analítico.

Unidade II: Experiências institucionais

- Maud Mannoni e a Escola de Bonneuil.

- Françoise Dolto e a Casa Verde.

- Cristina Kupfer e a educação terapêutica

- Antônio Di Ciaccia e a prática feita por muitos.

Unidade III: Contribuições da Psicanálise para a Educação Especial

- Psicanálise e Formação de professores

- Práticas de acompanhamento e mediação escolar

- Interlocução com projetos de pesquisa e extensão

Bibliografia

BASTOS, Marise Bartolozzi. Inclusão Escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

BERCHERIE, Paul. A clínica psiquiátrica da criança: Estudo histórico. In: CIRINO, Oscar. Psicanálise e psiquiatria com crianças: Desenvolvimento ou estrutura. Belo Horizonte: Editora autêntica, 2001[1983], p.127-144.

CIACCIA, Antonio di. Da fundação por Um à prática feita por muitos. Curinga: psicanálise e saúde mental, Escola Brasileira de Psicanálise, Minas Gerais, n. 13, 1999, p. 60-65.

CIRINO, Oscar. O descaminho daquele que conhece. Fascículos Fhemig, Belo Horizonte, n.7, 1992, p. 39-83.

DOLTO, Françoise. Auto-retrato de uma psicanalista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

DOLTO, Françoise. Destino das crianças: Adoção, famílias de acolhimento, trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KUPFER, Maria Cristina M. Educação para o futuro: Psicanálise e Educação. São Paulo: Escuta, 2000.

KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena S.; VOLTOLINI, Rinaldo (Orgs.). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017.

LAJONQUIÉRE, Leandro de. Duas notas psicanalíticas sobre as crianças “com necessidades educativas especiais”. Pro-posições. Campinas (SP), v. 12, n. 2-3, p. 47-59, jul./nov., 2001.

MANNONI, Maud. Educação impossível: Com a colaboração de Simone Benhaim, Robert Lefort e um grupo de estudantes. Lisboa (Portugal): Moraes editores, 1976.

MANNONI, Maud. A criança, sua “doença” e os Outros. São Paulo: Via Lettera Editora e livraria, 1999.

NEVES, Libéria R,; RAHME, Mônica Maria F. FERREIRA, Carla Mercês da R. J. Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva, Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-21.

PIMENTA, Paula. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-22.

RAHME, Mônica Maria F. Laço social e Educação: Um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. BH: Ed. Fino Traço, 2014.

RAHME, Mônica Maria F. A função da mediação na trajetória de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Fundamental. In: BORGES, Adriana A. P.; NOGUEIRA, Maria Luísa M. (Org.). O aluno com autismo na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 291-313.

RAHME, Mônica Maria F; FERREIRA, Carla Mercês da R. J.; NEVES, Libéria R. Sobre Educação, Política e Singularidade. Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-13.

SANTIAGO. Ana Lydia. A inibição intelectual na Psicanálise. RJ: Jorge Zahar Editor, 2005.

VASQUES, Carla; MOCHEN, Simone Z. (orgs.). Psicanálise, Educação Especial e Formação de professores: construções em rasuras. Porto Algre: URGRS Editora & SEAD URGRS, 2017.

VASQUES, Carla; ULLRICH, Wladimir. Correspondências sobre o Outro na Educação Especial. ETD- Educação Temática Digital, Campinas/SP, v.21, n.2, pp.316-333, abr./jun. 2019.

VOLTOLINI, Rinaldo. Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. 1.ed. São Paulo: Zagodoni, 2018.