Turma: A
Data de início: 19/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.
- Projetos de pesquisa: estrutura e organização
- Conceitos fundamentais em investigações de currículo em diferentes perspectivas
- Metodologias de pesquisas pós-críticas
- Diferentes perspectivas metodológicas para pesquisar currículos, culturas e diferença
CARNEIRO Glaucia e PARAISO, Marlucy. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 1003-1024, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>
CORAZZA, S. M.. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. In: Lucídio Bianchetti; Ana Maria Netto Machado. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 2ed.Florianopolis; São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 355-370.
CORAZZA, S. M.; AQUINO, J.G. (Org.) . Dicionário das ideias feitas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 120p .
CORAZZA, Sandra. O que faz gaguejar a linguagem da escola. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda. CANDAU, Vera. Linguagens, espaço e tempos no ensinar e aprender. ENDIPE. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.
COSTA, Marisa. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.