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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Sociologia da Educação: perspectivas contemporâneas

Turma: C

Data de início: 18/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

com participações da professora Maria Alice Nogueira

Horários

Ementa

Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa.

Programa

Obs: O horário acima se refere às atividades síncronas. Para cada aula síncrona (2h)  haverá mais 2h de atividades assíncronas. Caso haja retorno do ensino presencial, o horário será de 14h às 17h30.

UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO

1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Aula expositiva sobre as origens e percurso da Sociologia da Educação

2ª aula: A corrente do “empirismo metodológico”

3ª aula: A gênese do paradigma da reprodução

4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu

5ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural

UNIDADE II: A FOCALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES DE GÊNERO, DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE LOCAL DE MORADIA

6ª aula : Escolarização e gênero

7ª aula: Escolarização e raça

8ª aula: Escolarização e local de residência

UNIDADE III: ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

9ª aula: Relação família-escola nas camadas populares

10ª aula: Estudos sobre o sucesso escolar em meios populares

11ª aula: Relação família-escola nas classes médias

12ª aula: A relação dos alunos com a escola e com o saber

UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo

14ª aula : A noção de “efeito escola” e “efeito sala de aula”

Bibliografia

Bibliografia básica do curso, por ordem de abordagem (será recomendada no plano de ensino a bibliografia complementar):

UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO

1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Aula expositiva sobre as origens e percurso da Sociologia da Educação

NOGUEIRA, M.A. A Sociologia da Educação e suas duas tensões. In: BITTAR, M., HAYASHI, C.R.M., OLIVEIRA, R.M.M.A., FERREIRA JUNIOR, M. Pesquisa em Educação no Brasil – balanços e perspectivas. São Carlos: EdUFSCAR, 2012, p. 19-36.

2ª aula: A corrente do “empirismo metodológico”

FORQUIN, J.C. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, J.C. (org.). Sociologia da Educação - dez anos de pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1995, p.19-37.

RIBEIRO, C.C., CENEVIVA, R., BRITO, M.M.A. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades – como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p. 79-108.

3ª aula: A gênese do paradigma da reprodução

NOGUEIRA, M. A. A Sociologia da Educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, ano 9, nº 46, abr./jun., 1990, p.49-58.

ALMEIDA, A.M.F. Reprodução (A): Elementos para uma teoria do sistema de ensino. In: CATANI, A.M., NOGUEIRA, M.A., HEY, A.P., MEDEIROS, C. ( orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 316-318.

4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu

BOURDIEU, P. A escola conservadora. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003, p. 39-64.

BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003, p. 217-227.

5ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural

DUBET, F., DURU-BELLAT, M., VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 22-70.

LOPES, J.T. Do politeísmo cultural contemporâneo ao trabalho escolar de eliminação da dissonância. In: DAYRELL, J., NOGUEIRA, M.A., RESENDE, J.M., VIEIRA, M.M. (orgs.). Família, escola e juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 24-37.

UNIDADE II: A FOCALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES DE GÊNERO, DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE LOCAL DE MORADIA

6ª aula : Escolarização e gênero

ÉPIPHANE, D. Meninas (Educação das). In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 575-579.

ROSEMBERG, F. ; MADSEN, N. Educação formal, mulheres e gênero no Brasil contemporâneo. IN: L. LINHARES BARSTED; J. PITANGUY (orgs.). O progresso das mulheres no Brasil 2003-2010. Rio de Janeiro/Brasília: Peia/Unesco, 2011, v. 1 (SOMENTE PÁGINAS 401 a 427).

7ª aula: Escolarização e raça

LIMA, M., PRATES, I. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades – como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p. 163-189.

CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial dos alunos. Revista Brasileira de Educação, nº 28, jan./abr. 2005, p. 77-95.

8ª aula: Escolarização e local de residência

DE PAULA, G.B., NOGUEIRA, M.A. L.G. Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 1, jan.-mar/2018, p. 55-74.

ERNICA, M., BATISTA, A.G. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Informe de Pesquisa. CENPEC, n. 3, nov.2011.

UNIDADE III: ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

9ª aula: Relação família-escola nas camadas populares

THIN, D. A. D. Famílias de camadas populares e a escola: confrontação desigual e modos de socialização. In: MULLER, M.L.R.; PAIXÃO, L. (orgs.). Educação – diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, 2006, p. 17-55.

NOGUEIRA, M.A., ABREU, R.C. Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação em Revista, no 39, jul./2004, p. 41-59.

10ª aula: Estudos sobre o sucesso escolar em meios populares

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares – as razões do improvável. São Paulo: Atica, 1997 (p. 11-46).

VIANA, M. J.B., Longevidade escolar em famílias de camadas populares – algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, M. A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. (orgs.), Família & escola– trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 45-60.

11ª aula: Relação família-escola nas classes médias

LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, no 46, dez./2007, p. 13-82.

NOGUEIRA, M.A. Classes médias e escola: novas perspectivas de análise. Currículo sem fronteiras (on-line), vol. 10, no1, jan./jun. 2010, p. 213-231.

12ª aula: A relação dos alunos com a escola e com o saber

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005 (p. 49-58).

RESENDE, T.F., BELIZÁRIO, F.A. O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do aprender e da escola. Educação e Cultura Contemporânea, v.16, no 43, 2019, p. 329-356.

UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo

FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, nº 5, 1992, p. 28-49.

ALMEIDA, A.M.F. Língua nacional, competência escolar e posição social. In: ALMEIDA, A.M.F., CANÊDO, L.B., GARCIA, A., BITTENCOURT, A.B. (orgs.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas : Ed. UNICAMP, 2004, p.29-46.

14ª aula : A noção de “efeito escola” e “efeito sala de aula”

BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, nº 38, dez./2003, p. 17-88.

ALVES, M.T.G., SOARES, J.F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, n.45, jun./2007, p. 25-59.