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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Cuidado e Educação de bebês e crianças: interfaces entre Educação e Saúde

Turma: D

Data de início: 18/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina procura articular conhecimentos das áreas da Educação e Saúde que possam subsidiar a produção de conhecimento sobre as práticas familiares, comunitárias e institucionais de cuidado e educação de crianças desde o nascimento. Tem por finalidade contribuir na ampliação das análises realizadas em cada um desses campos e possibilitar a construção de conhecimento interdisciplinar enriquecendo a compreensão das práticas de cuidar e educar crianças em diferentes contextos. O referencial busca então um diálogo entre os campos dos Estudos da Infância, da Educação Infantil e da Saúde.

Programa

Unidades: 1- Bebês e crianças como sujeitos de direitos; 2 – Cuidado e Educação: conceitos; 3 - O compartilhamento do cuidado e educação de bebês e crianças na legislação brasileira; 4- A perspectiva intersetorial na garantia dos direitos das crianças; 5 – Educação e Saúde – interfaces nas práticas educativas; 6 – Educação e Saúde: interfaces nas práticas de saúde.


Dinâmica dos encontros:  Encontros quinzenais mediados por plataformas de mídias digitais síncronas (teams, moodle ou outra, se necessário). Atividades quinzenais assíncronas serão viabilizadas através do Moodle contando com orientações específicas de estudo e preparação de seminários. Os encontros síncronos serão utilizados para sistematização e discussão dos textos selecionados para a semana, sendo que no primeiro encontro serão organizadas duplas/trios que ficarão responsáveis pela apresentação e discussão dos textos dos demais encontros síncronos. A disciplina contará também, se possível, com pesquisadoras convidadas para discutirem seus textos com os/as estudantes.  


Avaliação: Estão previstos dois trabalhos. Sendo o primeiro em dupla/trio relativo a apresentação dos textos relativos a um dos temas da disciplina e com valor de 40 pontos. O segundo individual, será a produção de um texto também com foco em um ou mais temas da disciplina, que deve ser entregue até o último dia do semestre, com valor de 40 pontos. O envolvimento e participação de cada estudante será objeto de autoavaliação individual, com valor de 20 pontos, que também deverá ser entregue até o último dia do semestre.

Bibliografia

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