Turma: J
Data de início: 18/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Direito à Educação Escolar. Conceito de inclusão e exclusão. História e políticas da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo e suas interfaces. A realidade escolar no contexto da inclusão.
1. Conceituação e estudo das temáticas:
Inclusão;
Exclusão;
Relação do sistema capitalista com a educação;
Direito à Educação Escolar.
2.História, políticas de inclusão e interfaces:
Educação Especial;
Educação de Jovens e Adultos;
Educação do Campo.
3. A realidade escolar na Educação Especial, EJA e Educação do Campo:
Dados de matrículas.
Condições das escolas.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008a.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 2, de 28 de abril de 2008b. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, 2008.
______. Decreto no 7.352, de 4 novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA. 2010.
CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L. Educação especial em escolas do campo: análise de um município do estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 179, 2013.
CAIADO, K. R. M.; MELETTI, S. M. F. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 93-104, 2011.
FERRARO, A. R. Direito à Educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse?. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 34, p. 273-289, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GONÇALVES, T. G. G. L.; BUENO, J. G. S.; MELETTI, S. M. F. Matrículas de alunos com deficiência na EJA: Uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, p. 407-427, 2013.
GONÇALVES, T. G. G. L.; CAIADO, K. R. M. A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas. Revista Comunicações, v. 23, p. 177-193, 2016.
GONÇALVES, T. G. G. L.; MELETTI, S. M. F. ; SANTOS, N. G. . Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil. Crítica Educativa, v. 1, p. 24, 2015.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p.108-130, 2000.
KASSAR, M. C. M. Uma breve história da educação das pessoas com deficiências no Brasil. In: Silvia Márcia Ferreira Meletti; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 33-76.
MARTINS, J.S. Reflexão crítica sobre o tema da “exclusão social”. In: A Sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 25-48.
MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cadernos CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, 2014.
MOLINA, M. C.; FREITAS, H. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, v. 1, p. 17-31, 2012.
PATTO, M. H. S. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. BUENO, J. G. S. (Org.) Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: SP. Junqueira &Marin. 2008, p.25-42.