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FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Ensino Médio: Políticas, currículos e juventudes

Turma: D

Sala: 406

Data de início: 10/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Juliana Batista Reis e Licinia Maria Correa

Horários

Ementa

Introdução aos estudos sobre políticas públicas. Políticas para o ensino médio brasileiro. Campo curricular. Currículo do ensino médio. Regulação curricular: DCNEM; BNCC. Reforma do ensino médio Lei 13.415/2017. Sentidos do ensino médio para a juventude. Demandas das/os jovens para o ensino médio.

Programa

Objetivos: Analisar o ensino médio brasileiro, com ênfase nas políticas, no currículo, na relação com as juventudes.

Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, debates, análises de legislação, discussão de filmes.

Avaliação: Atuação em sala de aula e trabalho final.

Bibliografia

ARROYO, Miguel. Os jovens, seu direito a se saber e o currículo. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. (org.) Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas , v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300022&lng=pt&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022.

DAYRELL, Juarez Tarcisio; JESUS, Rodrigo Ednilson de. JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR. Educ. Soc., Campinas , v. 37, n. 135, p. 407-423, jun. 2016 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000200407&lng=pt&nrm=iso> . http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302016151533.

KRAWCZYK, Nora. Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educação e Sociedade. Campinas. v. 35, n. 126, p. 21-41. Jan./Mar. 2015.

LEAO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., Campinas , v. 32, n. 117, p. 1067-1084, dez. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400010&lng=pt&nrm=iso>.. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010.

LEAO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cad. CEDES, Campinas , v. 31, n. 84, p. 253-273, ago. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200006&lng=pt&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200006.

MESQUISTA, Silvana S. A.; LELIS, Isabel A. O. M. Cenários do Enino Médio no Brasil. Ensaio: avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro. v. 23, n. 89, p. 821-842, Out./Dez. 2015.

SPOSITO, M; SOUZA, Raquel. Desafios da reflexão sociológica para análise do Ensino Médio no Brasil. In: KRAWCZYK, N. (org). Sociologia do Ensino Médio: Crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014