Turma: P
Data de início: 20/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
array:2 [ 0 => 3 1 => "Quinta" ]Quinta - 14:00 às 18:00
Aprofundamento do estudo teórico-historiográfico sobre a História Cultural, a História Social e a Micro-história, e suas interseções, impactos e possibilidades no desenvolvimento de pesquisas em História da Educação.
1. História Cultural, História Social, Micro-História
a. Gênese e trajetórias nos séculos XX e XXI
b. Vertentes e principais referenciais conceituais
c. Interseções transnacionais
d. Interações, impactos e influências na História da Educação
2. Possibilidades analíticas nos projetos de mestrado e doutorado
BOUCHERON, Patrick; DELALANDE, Nicolas (org). Por uma história-mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion & MALERBA, Jurandir (orgs). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
CHARTIER, Roger. "Escutar os mortos com os olhos". Estudos Avançados. vol.24 no.69, 2010.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DARNTON, Robert. História, eventos e narrativa: incidentes e cultura do quotidiano. Varia Historia. Belo Horizonte, v.21, n.34, julho 2005.
FALCON, Francisco. História cultural e história da educação. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 32, mai/ago. 2006.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
GINZBURG, Carlo. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. In: Olhos de madeira. Nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GINZBURG, Carlo.Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milenio. Estudos Avançados, 17 (49), 2003.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
HARTOG, François. Evidência da História. O que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org). A escrita da História: novas perspectivas. 2 ed. São Paulo: Unesp, 1992.
LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana. Escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes (org). Pensadores sociais e história da educação vol 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MAN, Ronen. La microhistoria como referente teórico-metodológico. Un recorrido por susvertientes y debates conceptuales. Historia Actual Online. N. 30, 2013).
PRADO, Maria Lígia Coelho. América Latina: história comparada, histórias conectadas, história transnacional. Anuário n.24, Escuela de Historia, Revista Digital n. 3, Facultad de Humanidades y Artes (UNR), 2011-2012.
PROST, Antoine. A história social. In: Doze lições sobre a História. Belo Horizonte : Autêntica, 2008.
PURDY, Sean. A História comparada e o desafio da transnacionalidade. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 6-1: 64-84, 2012.
REVEL, Jacques. Micro historia, macro historia: lo que las variaciones de escala ayudan a pensar en un mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação. vol.15, n.45, 2010.
REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org). A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
SIRINELLI, Jean-François. L’Histoire politique et culturelle. In: RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (coord). L’Histoire aujourd’hui. Auxerre: Sciences Humaines Éditions, 1999.
SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.
SUBRAHMANYAM, Sanjay. Em busca das origens da história global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.30, n.60, jan/abr. 2017.
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Vol. I – A árvore da liberdade. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. (cap. 1, 2, 3).
THOMPSON, E.P. Costume e cultura. In: Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e história cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
VAINFAS, Ronaldo. Micro-história: os protagonistas anônimos da História. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
VOVELLE, Michel. L’Histoire et représentations. In: RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (coord). L’Histoire aujourd’hui. Auxerre: Sciences Humaines Éditions, 1999.
WEINSTEIN, Barbara. Pensando a história fora da nação:
a historiografia da América Latina e o viés transnacional. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n.14, p. 9-36, jan./jun. 2013.