Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Diálogos Freirianos com a linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas

Turma: Q

Data de início: 20/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 50

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

NATALINO NEVES DA SILVA

Horários

Ementa

A educação como direito. De(s)colonização da educação. Sujeitos, processos educativos e prática social. Educação como prática da liberdade. Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.

Programa

CONTEUDO: • Movimentos sociais e educação popular. • Educação (de)colonial, • Crise da Democracia no Brasil. • Desigualdades sociais e Pandemia. • Cultura e mobilização popular. • Educação como prática da liberdade. • Sujeitos, processos educativos e prática social.

METODOLOGIA: A disciplina contará com a presença de convidados para dialogar sobre temáticas atuais, tendo como referência a educação como prática da liberdade. Utilizaremos atividades síncronas e assíncronas, e as atividades síncronas ficarão gravadas para que quem não teve condição de participar possa ter acesso posteriormente, sem prejuízo de sua formação.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nos diversos encontros, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. Considerando o princípio “nenhum a menos”, a avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes que estão com dificuldades específicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica - [a cada encontro, haverá uma bibliografia complementar indicada pelo(a) convidado(a)]

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.