Turma: Q
Data de início: 20/05/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 50
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
NATALINO NEVES DA SILVA
A educação como direito. De(s)colonização da educação. Sujeitos, processos educativos e prática social. Educação como prática da liberdade. Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.
CONTEUDO: • Movimentos sociais e educação popular. • Educação (de)colonial, • Crise da Democracia no Brasil. • Desigualdades sociais e Pandemia. • Cultura e mobilização popular. • Educação como prática da liberdade. • Sujeitos, processos educativos e prática social.
METODOLOGIA: A disciplina contará com a presença de convidados para dialogar sobre temáticas atuais, tendo como referência a educação como prática da liberdade. Utilizaremos atividades síncronas e assíncronas, e as atividades síncronas ficarão gravadas para que quem não teve condição de participar possa ter acesso posteriormente, sem prejuízo de sua formação.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nos diversos encontros, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. Considerando o princípio “nenhum a menos”, a avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes que estão com dificuldades específicas.
Bibliografia Básica - [a cada encontro, haverá uma bibliografia complementar indicada pelo(a) convidado(a)]
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.