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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Educação das Relações Étnico-Raciais: questões contemporâneas

Turma: R

Data de início: 20/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Natalino Neves da Silva

Horários

Ementa

Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Sociedade. ERER e Políticas de Ações Afirmativas. Mudança Paradigmática das Práticas Educativas no contexto da ERER. ERER em Rede

Programa

• Movimento Negro Educador

• Políticas de Ações Afirmativas no Brasil

• Educação das Relações Étnico-Raciais na educação básica e superior

• Práticas Políticas e Pedagógicas das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08

• ERER no contexto da Escola Sem Partido

• ERER e pandemia

• ERER em Rede

Os temas serão tratados por meio de atividades síncronas e assíncronas, vídeos, discussões, o uso da plataforma Microsoft Teams e/ou Zoom, Moodle, atividade individual e em grupo, leitura de textos previamente indicados.

Levando em consideração as peculiaridades sociais do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o processo avaliativo será construído de maneira processual e coletivo dado a realidade específica da turma.

Bibliografia

BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1º jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 13 jun. 2016.

BRASIL. Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 25 março. 2008. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 25 mai. 2015.

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GOMES, Nilma. O movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

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JESUS, Rodrigo Ednilson. Autodeclaração e heteroidentificação racial no contexto das políticas de cotas: quem quer (pode) ser negro no Brasil? In: SANTOS, COLEN, JESUS (Orgs.). Duas décadas de políticas afirmativas na UFMG: debates, implementação e acompanhamento. Coleção Estudos Afirmativos, V.9. Rio de Janeiro, LPP/UERJ, 2018. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/19JEs6Ko2xRzUJFBYMm2aRcguMSvkSHY_/view

GONZÁLEZ, Lélia. Lugar de negro. Rio de Janeiro, Marco Zero, 1982.

MACHADO, Almires. Povos indígenas e a COVID-19. In. SCORALICK, Klinger (Org.). Filosofia em confinamento. Rio de Janeiro: Batuque, 2020. p.167-175. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1kKQ0_4AGI8TN1cn287MyZdHtMQ_pTcfy/view>

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MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

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SILVERIO, Valter Roberto Ações Afirmativas e Diversidade Étnico-Racial. In: ________. Ações Afirmativas e o combate ao Racismo nas Américas, Brasília: MEC/SECAD/BID/UNESCO, 2005.