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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Fundamentos teórico-metodológicos de pesquisas em Educação e Linguagem

Turma: O

Data de início: 20/05/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Elizabeth Guzzo de Almeida

Horários

Ementa

Estudo de abordagens teóricas exploradas em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares

Programa

Esta disciplina tem por objetivo geral introduzir alunos da linha Educação e Linguagem em discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita em contextos escolares e não escolares. A partir do reconhecimento da natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, propõe-se discutir contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento, a saber, linguística, linguística aplicada, sociolinguística, sociologia da linguagem, antropologia. A análise de tais contribuições envolve a consideração de publicação consideradas fundantes desses campos de conhecimento, bem como produções atuais que apontam para o direcionamento desses campos de estudo. Tal esforço visa possibilitar aos alunos um mapeamento inicial do campo de estudos sobre a leitura e escrita e oferecer subsídios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em desenvolvimento.

I - PRESSUPOSTOS ORIENTADORES DO CURSO

1. A linguagem e a língua estão relacionadas a todas as “esferas da atividade humana” (Bakhtin). É fundamental conhecer as diferentes concepções de língua e de linguagem para eleger aquelas que favorecem a análise e a compreensão das relações entre linguagem, educação, alfabetização e letramento;

2. Há várias ciências que têm como objeto a linguagem, cada uma delas privilegiando determinada faceta desse fenômeno; é necessário identificar aquelas que contribuem fundamentalmente para a compreensão e análise do que se quer investigar.

3. A concepção de linguagem como enunciação é fundamental para se compreenderem os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação.

4. A compreensão dos conceitos de língua e de discurso é fundamental para a análise e a interpretação dos processos educativos escolares e não escolares. Ela permite identificar a análise do discurso como um campo que oferece referenciais teórico-metodológicos para a compreensão e o controle dos procedimentos de pesquisa e para a análise de dados na pesquisa em ciências sociais.

5. O estudo das interações linguísticas ou de uma economia das trocas linguísticas (Bourdieu) situado no campo da sociologia da linguagem permite identificar o poder da linguagem e a linguagem como poder nos processos educativos e nos procedimentos de pesquisa.

6. O conceito de letramento é fundamental para a compreensão das funções e usos da linguagem no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização na pesquisa e no ensino.

II - OBJETIVOS

1) Identificar diferentes concepções de linguagem e suas implicações para o entendimento dos processos educativos.

2) Identificar as ciências que têm a linguagem como objeto e as facetas privilegiadas por cada uma, reconhecendo aquelas que contribuem mais diretamente para a compreensão dos processos de educação e de pesquisa.

3) Interpretar os processos educativos e de investigação como processos de enunciação, em que a linguagem é ação, trabalho, atividade constitutiva, realizando-se através de práticas sócio-culturais específicas.

4) Analisar e interpretar os espaços educativos, identificando possibilidades de utilização de dispositivos teórico-metodológicos de diferentes campos de estudos da linguagem (análise do discurso, teoria da enunciação, sociologia da linguagem e estudos do letramento) para a compreensão dos processos educativos que se desenvolvem nesses contextos.

5) Reconhecer, nos processos sociais e, mais especificamente, nos processos educativos, o poder da linguagem e a linguagem do poder.

6) Compreender o conceito de letramento no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização no ensino e na pesquisa em educação.

7) Identificar e analisar, em pesquisas no campo da educação, os instrumentos teórico-metodológicos utilizados advindos de diferentes campos de estudos da linguagem.

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