Turma: B
Sala: 4108
Data de início: 31/08/2017
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Pedro Rocha
O curso será dedicado à leitura e análise de monografias e organizado em dois módulos: o primeiro dedicado a etnografias em contextos africanos; e o segundo em contextos ameríndios. Em ambos os casos, serão abordadas temáticas interdisciplinares em contextos de trabalho e de investigação com populações tradicionais como o ensino da matemática (caso africano) e os projetos de sustentabilidade (caso ameríndio).
I- Introdução: etnografia e cultura
II- Caso africano: a formação dos professores de matemática Yoruba na Nigeria (African Primary Science Program)
III- Caso ameríndio: os Huaorani do Equador no século XXI
De la CADENA, Marisol. Earth Beings: Ecologies of Practices across Andean Worlds. Durham: Duke Univ. Press. 2015.
RIVAL, Laura. Huaorani transformations in the twenty-first-century Ecuador: treks into the future of time. Tucson: The University of Arizona Press, 2016.
SAHLINS, M. O “Pessimismo Sentimental” e o Método Etnográfico: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção? (Parte I), Mana, 3(1):41-73, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93131997000100002
____________ O “Pessimismo Sentimental” e o Método Etnográfico: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção? (Parte II), Mana, 3(2):103-150, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93131997000200004
VERRAN, Helen. Science and an African Logic. Chicago: Univesity Chicago press, 2001.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo, Mana, Rio de Janeiro, 2002. O nativo relativo. Mana [online]. 2002, vol.8, n.1, pp. 113-148. ISSN 1678-4944. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132002000100005