Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Etnografia e cultura: leitura de monografias

Turma: B

Sala: 4108

Data de início: 31/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Pedro Rocha

Horários

Ementa

O curso será dedicado à leitura e análise de monografias e organizado em dois módulos: o primeiro dedicado a etnografias em contextos africanos; e o segundo em contextos ameríndios. Em ambos os casos, serão abordadas temáticas interdisciplinares em contextos de trabalho e de investigação com populações tradicionais como o ensino da matemática (caso africano) e os projetos de sustentabilidade (caso ameríndio).

Programa

I- Introdução: etnografia e cultura

II- Caso africano: a formação dos professores de matemática Yoruba na Nigeria (African Primary Science Program)

III- Caso ameríndio: os Huaorani do Equador no século XXI

Bibliografia

De la CADENA, Marisol. Earth Beings: Ecologies of Practices across Andean Worlds. Durham: Duke Univ. Press. 2015.

RIVAL, Laura. Huaorani transformations in the twenty-first-century Ecuador: treks into the future of time. Tucson: The University of Arizona Press, 2016.

SAHLINS, M. O “Pessimismo Sentimental” e o Método Etnográfico: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção? (Parte I), Mana, 3(1):41-73, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93131997000100002

____________ O “Pessimismo Sentimental” e o Método Etnográfico: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção? (Parte II), Mana, 3(2):103-150, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93131997000200004

VERRAN, Helen. Science and an African Logic. Chicago: Univesity Chicago press, 2001.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo, Mana, Rio de Janeiro, 2002. O nativo relativo. Mana [online]. 2002, vol.8, n.1, pp. 113-148. ISSN 1678-4944. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132002000100005