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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : A perversão “nossa” de cada dia: diálogos psicanalíticos sobre política - Brasil-França

Turma: A

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 26/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Andréa Guerra (UFMG), Breno Ferreira Pena (UFPA), Carlos Drawin (FAJE), Dany-Robert Dufour (Université Paris VIII), Hélio Miranda (PUC Minas), Henrique Lee (UFMT), Jacqueline Moreira (PUC Minas), Leônia Cavalcanti (UNIFOR), Miriam Debieux Rosa (USP), Pedro Castilho (UFMG)

Horários

Ementa

Discussão e reflexão sobre o tema da perversão, baseado no diálogo entre psicanálise, educação, política, filosofia, literatura e ciências sociais. Perversão, etimologia e clínica. Perversão e estrutura social. Perversão e Política (no Brasil e na França). Compreensão da perversão ordinária de nossos tempos. A perversão-polimorfa brasileira. Promoção de intercâmbio interinstitucional e internacional em rede.

Programa

UNIDADE 1: DISCUSSÃO INTERNACIONAL SOBRE PERVERSÃO (apresentações remotas em português e francês, simultaneamente)

26/10 - Abertura e Aula de D-R. Dufour (Paris 8), C. Drawin (FAJE) e Jacqueline Moreira (PUC Minas)

9/11 - Aula de Domingos Barroso (PUC Minas) e Henrique Lee (UFMT)

16/11 - Aula de Marcelo Ricardo Pereira (UFMG) e Miriam Debieux Rosa (USP)

23/11 - Aula de Leônia Teixeira (UNIFOR), Hélio Miranda (PUC Minas) e Cristiano Rodrigues (UFMG)

30/11 - Aula de Ana Carolina Dias (PUC Minas), Andréa Guerra (UFMG) Breno Ferreira (UFPA)

UNIDADE 2: PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E A "NOSSA" PERVERSÃO DE CADA DIA (aulas remotas em português)

De 14/12/21 a 8/2/22 - Aulas sobre os temas: "La cité Perversa aujourd'hui" (Dufour), "La sociedad perversa" (Rodinesco), "Éducation, lien social et subjectivité" (Lebrun), "Os nomes do laço social das adolescências" (Castilho), "Nossa perversão-polimorfa brasileira" (Pereira), "Reeducación, método clínico e intervención social" (Pereira).

Observação: A Unidade 1 será apresentada simultaneamente em português e em francês. A unidade 2, somente em português.

Bibliografia

Castilho, P. (2017). Os nomes do laço social das adolescências na contemporaneidade: errância, sintoma e corpo. In M.R. Pereira (org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum.

Dufour, D-R. (2009). La cité perverse - libéralisme et pornographie. Paris: Denoël.

Ferenczi, S. (1993). Confusão de língua entre adultos e crianças. In: S. Ferenczi. Escritos psicanalíticos [1909-1933]. Rio de Janeiro: Taurus.

Freud, S. (2014). O fetichismo [1927]. In S. Freud. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras.

Lacan, J. (2016). O seminário. Livro 6: O desejo e sua interpretação [1958-1959]. Rio de Janeiro: Zahar.

Lebrun, J-P. (2007). La perversion ordinaire. Paris: Denoël.

Pereira, M.R. (2021). ¿Qué quiere un adolescente? Estudio sobre sujetos con problemáticas sociales. Barcelona: UOC.

Pereira, M.R.; Delaffon, S.P. (2021). Psychanalyse, clinique et travail social à université. In Empan (Toulouse), n. 122, 127-139.

Pereira, M.R. (2022). Nossa perversão-polimorfa: que nos leva como sujeitos a produzir um país tão violento, conservador e infantil? In J. Moreira, M.D. Rosa (orgs). Violências e Psicanalise: atualizações intersaberes - Brasil-Bélgica. São Paulo: USP.

Roudinesco, E. (2009). Nuestro lado oscuro - una historia de los perversos. Barcelona: Anagrama.