Turma: A
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 26/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Andréa Guerra (UFMG), Breno Ferreira Pena (UFPA), Carlos Drawin (FAJE), Dany-Robert Dufour (Université Paris VIII), Hélio Miranda (PUC Minas), Henrique Lee (UFMT), Jacqueline Moreira (PUC Minas), Leônia Cavalcanti (UNIFOR), Miriam Debieux Rosa (USP), Pedro Castilho (UFMG)
Discussão e reflexão sobre o tema da perversão, baseado no diálogo entre psicanálise, educação, política, filosofia, literatura e ciências sociais. Perversão, etimologia e clínica. Perversão e estrutura social. Perversão e Política (no Brasil e na França). Compreensão da perversão ordinária de nossos tempos. A perversão-polimorfa brasileira. Promoção de intercâmbio interinstitucional e internacional em rede.
UNIDADE 1: DISCUSSÃO INTERNACIONAL SOBRE PERVERSÃO (apresentações remotas em português e francês, simultaneamente)
26/10 - Abertura e Aula de D-R. Dufour (Paris 8), C. Drawin (FAJE) e Jacqueline Moreira (PUC Minas)
9/11 - Aula de Domingos Barroso (PUC Minas) e Henrique Lee (UFMT)
16/11 - Aula de Marcelo Ricardo Pereira (UFMG) e Miriam Debieux Rosa (USP)
23/11 - Aula de Leônia Teixeira (UNIFOR), Hélio Miranda (PUC Minas) e Cristiano Rodrigues (UFMG)
30/11 - Aula de Ana Carolina Dias (PUC Minas), Andréa Guerra (UFMG) e Breno Ferreira (UFPA)
UNIDADE 2: PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E A "NOSSA" PERVERSÃO DE CADA DIA (aulas remotas em português)
De 14/12/21 a 8/2/22 - Aulas sobre os temas: "La cité Perversa aujourd'hui" (Dufour), "La sociedad perversa" (Rodinesco), "Éducation, lien social et subjectivité" (Lebrun), "Os nomes do laço social das adolescências" (Castilho), "Nossa perversão-polimorfa brasileira" (Pereira), "Reeducación, método clínico e intervención social" (Pereira).
Observação: A Unidade 1 será apresentada simultaneamente em português e em francês. A unidade 2, somente em português.
Castilho, P. (2017). Os nomes do laço social das adolescências na contemporaneidade: errância, sintoma e corpo. In M.R. Pereira (org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum.
Dufour, D-R. (2009). La cité perverse - libéralisme et pornographie. Paris: Denoël.
Ferenczi, S. (1993). Confusão de língua entre adultos e crianças. In: S. Ferenczi. Escritos psicanalíticos [1909-1933]. Rio de Janeiro: Taurus.
Freud, S. (2014). O fetichismo [1927]. In S. Freud. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras.
Lacan, J. (2016). O seminário. Livro 6: O desejo e sua interpretação [1958-1959]. Rio de Janeiro: Zahar.
Lebrun, J-P. (2007). La perversion ordinaire. Paris: Denoël.
Pereira, M.R. (2021). ¿Qué quiere un adolescente? Estudio sobre sujetos con problemáticas sociales. Barcelona: UOC.
Pereira, M.R.; Delaffon, S.P. (2021). Psychanalyse, clinique et travail social à université. In Empan (Toulouse), n. 122, 127-139.
Pereira, M.R. (2022). Nossa perversão-polimorfa: que nos leva como sujeitos a produzir um país tão violento, conservador e infantil? In J. Moreira, M.D. Rosa (orgs). Violências e Psicanalise: atualizações intersaberes - Brasil-Bélgica. São Paulo: USP.
Roudinesco, E. (2009). Nuestro lado oscuro - una historia de los perversos. Barcelona: Anagrama.