Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Perspectivas Sociopolíticas da Educação Matemática

Turma: B

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 14/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussões de temáticas e vertentes sociais e políticas da Educação Matemática

Programa

Virada social e virada política na educação matemática. Aspectos sociais e políticos do ensino e da aprendizagem de matemática. Sociologia da matemática e da educação matemática. Política e educação matemática. Educação matemática crítica. Perspectiva sociocrítica de modelagem. Empoderamento sociopolítico em educação matemática. Crítica à crítica em educação matemática.

Os encontros síncronos ocorrerão na plataforma Teams.

e-mail de contato: jussara.loiola@gmail.com

Bibliografia

ARAÚJO, Jussara L. Uma abordagem sócio-crítica da modelagem matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.2, n.2, p. 55-68, 2009.

ARAÚJO, Jussara L.; MARTINS, Danielle A. A oficina de modelagem #OcupaICEx: empoderamento por meio da matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 109-129, jul.-dez. 2017.

BORBA, Marcelo C.; SKOVSMOSE, Ole. The ideology of certainty in mathematics education. For the Learning of Mathematics, v. 17, n. 3, p. 17-23, 1997.

GUTIÉRREZ, Rochelle. The sociopolitical turn in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v. 44, n. 1, p. 37-68, 2013.

LERMAN, Stephen. The social turn in mathematics education research. In: BOALER, J. (Ed.). Multiple perspectives on mathematics teaching and learning. Westport: Ablex, 2000. p. 19-44.

MATHEMATICS EDUCATION AND SOCIETY CONFERENCES, todas as edições. Proceedings… Disponíveis em: <http://www.mescommunity.info/>. Acesso em: 26 jul. 2021.

PAIS, Alexandre; FERNANDES, Elsa; MATOS, João F.; ALVES, Ana S. Recovering the meaning of “critique” in critical mathematics education. For the Learning of Mathematics, v. 32, n. 1, p. 28-33, 2012.

SKOVSMOSE, Ole. An invitation to critical mathematics education. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

SKOVSMOSE, Ole. Towards a philosophy of critical mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994.

VALERO, Paola. Socio-political perspectives on mathematics education. In: VALERO, P.; ZEVENBERGEN, R. (Eds.) Researching the socio-political dimensions of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 5-23.

VALERO, Paola; ANDRADE-MOLINA, Melissa; MONTECINO; Alex. Lo político en la educación matemática: de la educación matemática crítica a la política cultural de la educación matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 18, n. 3, p. 287-300, 2015.

VALERO, Paola.; ZEVENBERGENR Robyn. (Eds.) Researching the socio-political dimensions of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004.