Turma: A
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 19/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Assumindo os desafios colocados pelos estudos decoloniais para a educação escolar esta disciplina tem como objetivo: Refletir sobre a constituição da Etnomatemática como campo de trabalho e de pesquisa na Educação Matemática que possibilita abordagens interculturais e decoloniais para olhar a Matemática com um viés cultural. Discutir sobre as diversas formas de conceber a Etnomatemática, de modo a construir o conceito de Etnomatemática e de seus fundamentos teóricos. Estudar a relação Etnomatemática e Cultura com o propósito de desnaturalizar a compreensão da Matemática disciplinar como única, neutra e universal. Reconhecer algumas das pesquisas mais relevantes da Etnomatemática, especialmente as investigações de Ubiratan D’Ambrosio e Paulus Gerdes. Etnomatemática e a ação pedagógica na sala de aula de Matemática.
1) Conceito de cultura e a Educação Matemática (Por um entendimento de cultura: definições e vertentes);
• A cultura e o conhecimento.
2) O campo da Educação Matemática e Etnomatemática.
• Dimensões da Etnomatemática: conceitual, histórica, cognitiva, epistemológica, política e educacional;
• Diferentes perspectivas teóricas da Etnomatemática;
• Critica a universalidade e neutralidade da Matemática disciplinar.
3) Possibilidades e desafios de uma abordagem Etnomatemática na Educação Básica;
4) Educação, estudos decoloniais e Etnomatemática.
São previstos encontros de atividades síncronas de duas horas de duração, a partir do dia 19/10/2021, pela Plataforma Teams.
e-mail para contato: carolinatamayo@ufmg.br
CLARETO, Sônia Maria. Terceiras Margens: um estudo etnomatemático de espacialidades em Laranjais do Jari (Amapá). Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências.
CLARETO, Sônia Maria; MIARKA, Roger. eDucAçÃo MAteMátiCA AefeTIvA: nomes e movimentos em avessos. Bolema, v.29, n.53, 2015.
CLARETO, S. M.; MIARKA, R. Etnomatemática em Cenas: Nas sulinas fronteiras de uma américa, de que “matemáticas” somos capazes?. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 9-28, 2021. DOI: 10.22267/relatem.20133.64. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/574.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2019.
DOMITE, M. Carmo et al. (Org.). Etnomatemática: papel, valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004.
FERNANDES, F. S. Matemática e Colonialidade, lados obscuros da Modernidade: giros decoloniais pela educação matemática. (no prelo).
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LTC, 1989.
GIRALDO, V.; FERNANDES, F. S. Caravelas à Vista: Giros Decoloniais e Caminhos de Resistência na Formação de Professoras e Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 467-501, jan. 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A,1998. P. 67-76.
LIZCANO, E. As matemáticas da tribo européia: um estudo de caso. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2004. p. 124-38.
GERDES, Paulus. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Edt. Grupo Autêntica. 2010
GERDES, Paulus. Geometria dos Trançados Bora na Amazônia Peruana. Edt. Livraria Da Física. 2010.
GERDES, Paulus. (2014). Reflexões sobre o ensino da matemática e diversidade cultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 108-118.
PAULUCCI, E. M.; TAMAYO-OSORIO, C. . [E]etnomatemáticaS: uma discussão acerca do nomadismo . Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 125-152, 31 mar. 2021.
TUCHAPESK DA SILVA, Michela; TAMAYO, Carolina. Quem realmente sabe que a África não é um país? Desprendimentos decoloniais em Educação Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 9-29, 31 mar. 2021.
VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática - O Que é?. Livraria da Física. 2009.