Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Epistemologias das ciências naturais e a educação em ciências

Turma: F

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 19/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina parte da constatação de que a educação em ciências é também educação sobre a ciência e, nesse sentido, pretende ser um guia para os principais temas, movimentos, debates e tópicos que emergiram a partir das reflexões sobre a natureza da ciência. Para além da atenção às principais correntes epistemológicas do século XX, foca-se também os resultados dos estudos de ciências e da epistemologia feminista. Com isso, almeja-se uma discussão sobre os processos de ensino/aprendizagem em ciências naturais e as bases epistemológicas que os orientam e sustentam.

Programa

1. Introdução à filosofia da ciência.

2. O empirismo lógico-positivista.

3. Críticas ao empirismo lógico.

4. O campo dos estudos históricos.

5. Os estudos de ciências

6. A epistemologia feminista.

AULAS PELA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS DURANTE O ERE.

email para contato: coutinhogambiarra@gmail.com

Bibliografia

Chalmers, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

Curd, M. and Cover, J. A. Philosophy of Science. The central issues. London: W. W. Norton.

Feyerabend, P. Contra o método. Rio de Janeiro, 1989.

Lakatos, I. e Musgrave, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix/USP, 1979.

Latour, B. Ciência em ação. São Paulo: UNESP, 2000.

Latour, B. A esperança de pandora. Bauru: EDUSC, 2001.

McGrew, T.; Alspector-Kelly, M. and Allhoff, F. T. Philosophy os Science. An historical anthology. Oxford: Wiley-Blackwell.

Rubio, F. D. and Baert, P. The politics of knowledge. Pp. 1-10. London: Routledge, 2012.

Bibliografia Complementar

Lacey, H. Valores e Atividade Científica. São Paulo: Discurso, 1998.

Mosterín, J. Conceptos y teorías en la ciencia. Madrid: Alianza Editorial, 2003.

Psillos, S. and Curd, M. The Routledge companion to philosophy of science. London: Routledge, 2010.