Turma: F
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 19/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina parte da constatação de que a educação em ciências é também educação sobre a ciência e, nesse sentido, pretende ser um guia para os principais temas, movimentos, debates e tópicos que emergiram a partir das reflexões sobre a natureza da ciência. Para além da atenção às principais correntes epistemológicas do século XX, foca-se também os resultados dos estudos de ciências e da epistemologia feminista. Com isso, almeja-se uma discussão sobre os processos de ensino/aprendizagem em ciências naturais e as bases epistemológicas que os orientam e sustentam.
1. Introdução à filosofia da ciência.
2. O empirismo lógico-positivista.
3. Críticas ao empirismo lógico.
4. O campo dos estudos históricos.
5. Os estudos de ciências
6. A epistemologia feminista.
AULAS PELA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS DURANTE O ERE.
email para contato: coutinhogambiarra@gmail.com
Chalmers, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
Curd, M. and Cover, J. A. Philosophy of Science. The central issues. London: W. W. Norton.
Feyerabend, P. Contra o método. Rio de Janeiro, 1989.
Lakatos, I. e Musgrave, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix/USP, 1979.
Latour, B. Ciência em ação. São Paulo: UNESP, 2000.
Latour, B. A esperança de pandora. Bauru: EDUSC, 2001.
McGrew, T.; Alspector-Kelly, M. and Allhoff, F. T. Philosophy os Science. An historical anthology. Oxford: Wiley-Blackwell.
Rubio, F. D. and Baert, P. The politics of knowledge. Pp. 1-10. London: Routledge, 2012.
Bibliografia Complementar
Lacey, H. Valores e Atividade Científica. São Paulo: Discurso, 1998.
Mosterín, J. Conceptos y teorías en la ciencia. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
Psillos, S. and Curd, M. The Routledge companion to philosophy of science. London: Routledge, 2010.