Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE992 - Atividades Orientadas de Pesquisa II : (Disciplina voltada aos alunos da Linha de Educação Matemática)

Turma: B

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 22/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão e produção de pesquisas no campo da Educação e Educação Matemática dentro de grupos de pesquisa ou deorientação da Linha de Educação Matemática

Programa

Temáticas ligadas aos projetos de pesquisa em andamento na linha. 

Modelagem na Educação Matemática e Educação matemática crítica.

História da Educação Matemática

Educação matemática e cultura: interfaces com a educação indígena e do Campo

Perspectivas histórico-culturais da aprendizagem matemática;

Decolonialidade e educação matemática: interfaces em questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educacionais;

Apropriação de práticas de numeramento por crianças, jovens, adultos e idosos.

Conhecimento do professor de matemática e formação docente


São previstos 4 encontros de atividades síncronas de duas horas de duração, a partir do dia 22/10/2021, pela Plataforma Teams. (O detalhamento dos dias dessas atividades será feito posteriormente). Total: 8 horas
As outras 7 horas serão atividades assíncronas por temáticas com os demais professores da linha.
e-mail para contato: vanessatomaz@ufmg.br

Bibliografia

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 13a ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2015.

SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and decolonizing studies in education. Mapping the long view. New York, NY, 2019.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.