Turma: B
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 22/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e produção de pesquisas no campo da Educação e Educação Matemática dentro de grupos de pesquisa ou deorientação da Linha de Educação Matemática
Temáticas ligadas aos projetos de pesquisa em andamento na linha.
Modelagem na Educação Matemática e Educação matemática crítica.
História da Educação Matemática
Educação matemática e cultura: interfaces com a educação indígena e do Campo
Perspectivas histórico-culturais da aprendizagem matemática;
Decolonialidade e educação matemática: interfaces em questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educacionais;
Apropriação de práticas de numeramento por crianças, jovens, adultos e idosos.
Conhecimento do professor de matemática e formação docente
São previstos 4 encontros de atividades síncronas de duas horas de duração, a partir do dia 22/10/2021, pela Plataforma Teams. (O detalhamento dos dias dessas atividades será feito posteriormente). Total: 8 horas
As outras 7 horas serão atividades assíncronas por temáticas com os demais professores da linha.
e-mail para contato: vanessatomaz@ufmg.br
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 13a ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2015.
SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and decolonizing studies in education. Mapping the long view. New York, NY, 2019.
STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.