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FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Crianças violentas: estudo psicanalítico na perspectiva do sintoma

Turma: A

Sala: 415 da Pós graduação

Data de início: 13/04/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Cristiane de Freitas Cunha (Professora da Faculdade de Medicna da UFMG)

Horários

Ementa

Estudo dos fenômenos atuais de violência das crianças, sob a perspectiva dos conceitos psicanalíticos de sintoma, inibição e angústia.

Programa

A violência da criança é da ordem de um sintoma?

Esta questão será investigada a partir de nove pontos extraídos das principais referencia de Freud e Lacan.

Pretende-se investigar a violência como sintoma nos registros de Eros e de Thanatos. No registo de Eros, por exemplo, a violência da criança é o substituto da satisfação não-advinda da demanda de amor. Nesse caso, com efeito, a violência é um sintoma, e, pode-se dizer, uma mensagem invertida.
Concernindo  o recalcamento da Triebbefriedigung, levando em conta Freud posterior a Inibição, sintoma e angústia, iremos interrogar sobre a defesa acerca da pulsão, uma defesa que se inscreve aquém do nível do recalcamento.

Objetiva-se, também, distinguir quando a violência sobressai de um falha no processo de recalcamento ou de um defeito no estabelecimento da defesa.

Bibliografia

FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e angústia (1926). São Paulo: Companhia das letras, 2016.

LACAN, Jacques. Agressividade em psicanálise. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 104-126.

LACAN, Jacques. Introdução ao comentário de Jean Hyppolite sobre a "Verneinung" de Freud. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MILLER, Jacques-Alain. Comment se révolter, ?, in La Cause freudienne, nº 75, juillet 2010, p. 212-217.

MILLER, Jacques-Alain. Conversation sur les embrouilles du corps, Ornicar?, revue du Champ freudien, 50, 2003, p. 239.75, juillet 2010, p. 212-217.