Turma: C
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 21/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 40
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Análise dos conceitos de patrimonização e musealização e suas articulações com práticas educativas visando à reformulação de conceitos, posturas e significados. Desenvolvimento de práticas interdisciplinares educativas, culturais e ambientais que promovam a construção de valores para a transformação social. Discussão de procedimentos discursivos de Comunicação Pública das Ciências.
Programa Objetivos gerais: Discutir as dinâmicas do processo educativo e suas implicações para a constituição e sistematização de saberes e conhecimentos em situações culturais, tecnológicas e ambientais. Avaliar e aplicar procedimentos discursivos de Comunicação Pública das Ciências em situações de aprendizagem. Unidades Temáticas 1.discutir os conceitos de patrimonização e musealização em uma abordagem etnográfica e antropológica. 2.analisar o fenômeno educativo em espaços não escolares a partir de três lições de M. Foucault (1979). 3.estabelecer algumas relações entre as disciplinas acadêmicas e os temas "patrimônio, cultura, tecnologia e ambiente", trabalhando as subjetividades na formação de docentes e de discentes. 4. avaliar procedimentos discursivos de Comunicação Pública das Ciências em situação de aprendizagem Avaliação dos discentes pela docente a) Engajamento e participação nas atividades de sala de aula - 30 pontos; b) Elaboração e aplicação de oficinas educativa para público não escolar - 40 pontos; d) Elaboração de um workpaper (relatório detalhado contendo no mínimo cinco páginas com referências e imagens) como avaliação final da disciplina - 30 pontos.
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Editora, 2018. Papirus.
FAVA, Ferdinando. In campo aperto: l’antropologo nei legami del mondo. Milano: Meltemi Press SRL, 2017.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. (Coleção tópicos)Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LATOUR, Bruno, 2000, Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociais afora. Editora UNESP: São Paulo.
LOPES, Luiz Paulo da Moita e BASTOS, LIliana Cabral. Identidades: Recortes multi e interdisciplinares. Mercado das Letras: Campinas. 2002.
GEE, Jean Paul. How to do Discourse Analysis: A toolkit. Routledge: New York. 2011.
GIROUX, Henry A. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais.Artes Médicas: Porto Alegre. 2003.
NASCIMENTO, Silvania S. do e BATISTA, Mara Regina (org.). Interdisciplinaridade para além da sala de aula. Rolimã Editora: Belo Horizonte. 2017.
SERRES, Michel. Tempos de crises: o que a crise financeira trouxe à tona e como reinventar nossa vida e o futuro. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro. 2017. STRAUSS, Anselm L. Espelhos e máscaras. São Paulo: EDUSP. 1999.