Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Psicologia, Psicanálise e Educação

Turma: H

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 13/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Organização e funcionamento da Linha Psicologia, Psicanálise e Educação. A Pesquisa em Psicologia da Educação: desafios e possibilidades em termos teóricos, metodológicos e éticos. A produção do conhecimento da Linha: contribuições dos projetos apresentados em 2021

Programa

Unidade I – Organização e Funcionamento da Linha de Pesquisa em Psicologia, psicanálise e educação do PPGE/FAE/UFMG

Unidade II - A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos teóricos e metodológicos

Unidade III – A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos Éticos.

Unidade IV – Seminário para apresentação e discussão dos Projetos de Doutorado: ingressantes em 2021

Bibliografia

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.

BIANCHETTI, Lucídio.; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Campos, Regina H. F. (2020) A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa v. 46, e217224. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.

Guia do Aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. FaE/UFMG, 2016.

MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Revista Educação (PUCRS- Online), v. 40, p. 160-173, 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Eliana Maria Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela. Alquimia da escrita acadêmica: o mestrado como cenário para a iniciação de pesquisadores em educação. Em: Oliveira, A.; Araújo, E; Bianchetti, L. (orgs.) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Universidade do Minho; Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, p. 35 – 48.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, Cárita Portilho de Lima; BARBOSA, Deborah Rosaria; CALADO, Vânia Aparecida; YAMAMOTO, Kátia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação (Impresso), v. 38, p. 123-138, 2014.

Documentários e Vídeos:

A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem. Disponível em: http://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/1687;jsessionid=B14E7836E1A7F96A108582A564777895 Acesso em: 09 set. 2020.