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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Etnografia como lógica de investigação: conceitos e práticas de pesquisa

Turma: L

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 28/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 12

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Elizabeth Guzzo de Almeida

Horários

Ementa

Abordagem etnográfica em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento.

Programa

Esta disciplina tem por objetivo geral introduzir alunos da linha Educação e Linguagem em discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas a partir de uma abordagem etnográfica. Propõe-se discutir publicações que adotam uma concepção da etnografia como lógica de investigação e que examinam as relações entre etnografia e educação.  Nessa perspectiva, objetiva-se promover reflexões sobre  processos de desenvolvimento de "lógicas em uso" em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento. O curso envolverá análise de materiais de pesquisa (notas de campo, registros em audio ou video; transcrições de entrevistas e interações em sala de aula) como referência para discussões conceituais e práticas.

É pré-requisito que os (as) estudantes estejam engajados em projetos de pesquisa de mestrado ou doutorado, ou que tenham experiência com pesquisas de natureza qualitativa.

Bibliografia

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