Turma: A
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 20/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação ou tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa II e IV. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT. Instrumentos de pesquisa, estratégias de amostragem, produção de material empírico e/ ou documentação de processos de intervenção, de análise e interpretação do material empírico articulado com a disciplina de Metodologia de Pesquisa.
Discussão coletiva dos aspectos citados na ementa de modo articulado aos objetos de pesquisa dos estudantes. O detalhamento do conteúdo de cada encontro será definido com o grupo conforme o cronograma de apresentação dos projetos.
Plataforma e forma de acesso
Os encontros serão realizados Microsoft Teams.
O Cronograma das atividades síncronas será organizado após a definição do calendário da UFMG para o 2º semestre de 2021.
Metodologia de ensino
Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas serão realizadas virtualmente, por meio de atividades síncronas e assíncronas, privilegiando-se as plataformas Teams e o Moodle. Como atividade síncrona serão realizados encontros pela plataforma Teams, sendo que, em cada encontro, será realizada a reflexão sobre um tema ou metodologia de pesquisa com crianças e/ou infância(s). O tempo dos encontros será dividido entre a exposição de um dos estudantes da turma sobre seu projeto de pesquisa e a reflexão coletiva do mesmo de modo articulado ao(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia. As atividades assíncronas envolverão a leitura de textos, organização da apresentação do projeto de pesquisa e estudo de materiais complementares como vídeos, debates, seminários.
Metodologia de avaliação
A avaliação da disciplina envolverá a participação nas atividades síncronas e assíncronas, a apresentação do projeto de pesquisa para o grupo e uma autoavaliação de forma articulada à metodologia de ensino remoto emergencial da disciplina.
Os pontos serão distribuídos do seguinte modo:
Participação: 40 pontos (os estudantes que não puderem acompanhar alguma das atividades síncronas poderão fazer um fichamento do(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia).
Reformulação e apresentação do projeto de pesquisa: 40 pontos.
Autoavaliação: 20 pontos.
Assim como o conteúdo os textos da bibliografia serão complementados a partir dos temas dos projetos de pesquisa dos estudantes.
Rosemberg, Fúlvia, & Mariano, Carmem Lúcia Sussel. (2010). A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, 2010, vol.40, n.141, pp. 693-728. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: Um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas - Revista de Ciências Sociais, 2013, vol.13, n.2, pp. 221-244. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 2016, vol.21, n.66, pp.759-779. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216639