Turma: U
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 19/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência no Ensino Fundamental e Médio. Natureza do conhecimento no ensino formal. Processos de exclusões e perspectivas de inclusão das diversidades na sala de aula. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino (tradicionais e contemporâneas) e Modelos de Avaliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA
Profa. Adla Betsaida M. Teixeira
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - Setor de Didática
EMENTA
Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência no Ensino Fundamental e Médio. Natureza do conhecimento no ensino formal. Processos de exclusões e perspectivas de inclusão das diversidades na sala de aula. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino (tradicionais e contemporâneas) e Modelos de Avaliação.
II) Objetivo
1) Caracterizar as idéias e as expectativas dos participantes sobre Didática;
2) Conhecer o panorama das discussões sobre a didática e as principais questões que envolvem a disciplina;
3) Problematizar o processo de ensino e a relação pedagógica escolar;
4) Situar práticas de planejamento (métodos, técnicas e modelos de avaliação) no contexto da organização do ensino e da sala de aula;
5) Diferenciar abordagens e perspectivas epistemológicas;
6) Conhecer e discutir o lugar das políticas de inclusão e respeito às diversidades nas organizações.
III)Conteúdo Programático
Contextualização da disciplina e da prática pedagógica no Ensino Fundamental e Médio.
Tendências Pedagógicas - principais educadores e questões centrais.
Tipos de Planejamento escolar: Projeto Político Pedagógico, Plano de aula, equipe de profissionais na escola
Técnicas de ensino no contexto da sala de aula: Usos e problematização.
Reflexões sobre aspectos da cultura organizacional e construção da identidade profissional docente.
Natureza do conhecimento
Aspectos da relação Docente-aluno (a)
Diversidade, Direitos Humanos e Formação Cidadã na prática docente e nas organizações escolares.
IV)Estratégias Metodológicas
Em cada módulo do curso serão realizados seminários, debates sobre os temas abordados..
V)Avaliações
1. Presença e desenvolvimento de atividades propostas (trabalhos em grupo, dupla) em sala de aula (inclui Avaliação Teorias Pedagógicas) – 30pts;
2. Estudo Temático e Observação/Entrevista com docentes – 20 pts (10 pts cada);
3. Elaboração 1ª versão de Plano de Aula (entrega da 1ª versão *1 semana antes da apresentação) - 10 pts;
4. Entrega da 2ª versão do plano de Aula (modificado segundo avaliação do grupo) – 30 pts;
5. Apresentação de Plano de Aula (Aula prática/sorteio) - 10 pts (ponto fixo).
VI) Bibliografia
ALMEIDA, M. I. Projetos Pedagógicos: para quê? Dois Pontos, nov.dez.1997.
ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização e ludopedagógia. 24a edição. Editora Vozes, 1987.
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TEIXEIRA, Adla, NASCIMENTO, SS e ARAÚJO, Priscila. Relações de Gênero nas Trajetórias Acadêmicas de Mulheres no Ensino Superior: Curso de Física, In DALBEN, Ângela IL, DINIZ, Júlio, LEAL, Leiva e SANTOS, Lucíola. Coleção Didática e Prática de Ensino. Editora Autêntica. Belo Horizonte. 2010.
TEIXEIRA, Adla BM e Alcântara, Flávia. Conversando sobre eles e elas - para além do politicamente correto. Editora Idéias e Letras. Niterói. p. 7-12, 2010.
TEIXEIRA, Adla BM. Temas Atuais em Didática. Editora UFMG. 2010.
TEIXEIRA, Adla BM e DUMONT, Adilson. Distinção de gênero e seus reflexos na formação de docentes e discentes. Editora Junqueira & Marin. 2009.
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TEIXEIRA, RRP e COSTA, P.Z. Impressões de Estudants Universitários sobre a Presença das Mulheres na Ciência. Ensaio – Pesquisa em Ciências. 10 (2):207-220. 2008
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WILSON, Gary. Obstáculos ao aproveitamento escolar de meninos, on-line, 2004. Disponível em: <http://www.prodema.ufpb.br/revistaartemis/numero1/numero01.html> Acesso em: 10/11/2004.
Observação: Textos extras poderão ser incluídos no programa se necessário.