Turma: B
Sala: 1106
Data de início: 17/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Os conceitos de cultura e aprendizagem, e outros a ele relacionados, serão retomados a partir da obra de três autores: Jean Lave, Christina Toren e Tim Ingold. Serão analisadas etnografias de forma a elucidar as construções teorico-metodológicas que os autores propõem e/ou criticam. A eles serão associadas leituras complementares que trazem desafios contemporâneos para as abordagens etnográficas.
I) O conceito de cultura na Antropologia: M. Sahlins e C. Toren
II) Aprendizagem e conhecimento: Jean Lave e Tim Ingold
III) Etnografias em discussão: Helen Verran e Marisol De La Cadena
DE LA CADENA, Marisol. 2015. Earth Beings: Ecologies of Practices across Andean Worlds. Durham: Duke Univ. Press.
INGOLD, Tim. 2010. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25.
INGOLD, Tim. 2013. Making, Growing, Learning. Two lectures presented at UFMG, Belo Horizonte, October 2011. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.29, n.3, p.297-324.
LAVE, Jean. Everyday Life and Learning. In: MURPHY, P.; MCCORMICK, R. (eds.). Knowledge and Practice: representations and identities. London: Sage/Open University, 2008.
________. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: University of Chicago Press, 2011.
________. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, no. 44, p.37-47, jul./dez, 2015
LAVE, Jean, WENGER, Etienne.1991. Situated Learning. Cambridge: Cambridge University Press.
SAHLINS, Marshall. 1997. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte I)”. Mana 3(1):41-73.
_________________ 1997. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte II)”. Mana 3(2):103-150.
SAHLINS, Marshall. 2005. The Western Illusion of Human Nature . The Tanner Lecture, 2005. Presented at the University of Michigan on November 4th.
TOREN, Christina. 2012. Learning as a microhistorical process. In: JARVIS, Peter & WATTS, Mary (Eds.). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, p. 402-410.
TOREN, Christina. Imagining the world that warrants our imagination: The revelation of Ontogeny. In: Cambridge Anthropology, vol. 30 (1), Spring 2012. p. 64-79
. ____________ . The stuff of imagination: what we can learn from Fijian children’s ideas about their lives as adults. In: Social Analysis, vol. 55(1), Spring 2011, p. 23-47
VERRAN, Helen. 2001. Science and an African Logic. Chicago. The University of Chicago Press.