Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Etnografia e cultura: revendo conceitos nas obras de J. Lave, C. Toren e T. Ingold

Turma: B

Sala: 1106

Data de início: 17/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Os conceitos de cultura e aprendizagem, e outros a ele relacionados, serão retomados a partir da obra de três autores: Jean Lave, Christina Toren e Tim Ingold. Serão analisadas etnografias de forma a elucidar as construções teorico-metodológicas que os autores propõem e/ou criticam. A eles serão associadas leituras complementares que trazem desafios contemporâneos para as abordagens etnográficas.

Programa

I) O conceito de cultura na Antropologia: M. Sahlins e C. Toren

II) Aprendizagem e conhecimento: Jean Lave e Tim Ingold

III) Etnografias em discussão: Helen Verran e Marisol De La Cadena

Bibliografia

DE LA CADENA, Marisol. 2015. Earth Beings: Ecologies of Practices across Andean Worlds. Durham: Duke Univ. Press.

INGOLD, Tim. 2010. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25.

INGOLD, Tim. 2013. Making, Growing, Learning. Two lectures presented at UFMG, Belo Horizonte, October 2011. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.29, n.3,  p.297-324.

LAVE, Jean. Everyday Life and Learning. In: MURPHY, P.; MCCORMICK, R. (eds.). Knowledge and Practice: representations and identities. London: Sage/Open University, 2008.

________. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

________. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, no. 44, p.37-47, jul./dez, 2015

LAVE, Jean, WENGER, Etienne.1991.  Situated Learning. Cambridge: Cambridge University Press.

SAHLINS, Marshall. 1997. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte I)”. Mana 3(1):41-73.

_________________ 1997. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte II)”. Mana 3(2):103-150.

SAHLINS, Marshall. 2005. The Western Illusion of Human Nature . The Tanner Lecture, 2005. Presented at the University of Michigan on November 4th.

TOREN, Christina. 2012.  Learning as a microhistorical process. In: JARVIS, Peter & WATTS, Mary (Eds.). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, p. 402-410.

TOREN, Christina. Imagining the world that warrants our imagination: The revelation of Ontogeny. In: Cambridge Anthropology, vol. 30 (1), Spring 2012. p. 64-79 

. ____________ . The stuff of imagination: what we can learn from Fijian children’s ideas about their lives as adults. In: Social Analysis, vol. 55(1), Spring 2011, p. 23-47 

VERRAN, Helen.  2001. Science and an African Logic. Chicago. The University of Chicago Press.